Cuidando dos olhinhos do peludo

Esses dias a Dina Nina nos deu um susto. O olho esquerdo começou a ficar mais fechadinho, depois ficou avermelhado e no dia seguinte mal se abria. Pronto! Agendei uma consulta na veterinária oftalmologista e lá fomos nós tentar descobrir e resolver o mal estar da pequena.

O tratamento foi longo, tivemos que dar medicação para dor e aplicar vários colírios (em intervalos meio malucos: um deles deveria ser aplicado 8 vezes ao dia! O outro, a cada 8 horas e o terceiro a cada 6 horas). Em dois dias a peludinha já estava a mesma serelepe de antes, o que tranquilizou toda a família!

cuidado olho Dina Nina

A veterinária nos explicou alguns cuidados que devemos ter com os olhinhos dos peludos:

  • Não fazer chucas muito apertadas, dessas que até impedem o animal de piscar (ela inclusive elogiou a dina por estar usando uma chuca bem frouxinha, apenas para manter os pelos longe dos olhos);
  • Passeios no parque, secador/soprador, vento e outros fatores ressecam os olhos. É importante conversar com o veterinário do seu amiguinho e ver o que pode ser feito para minimizar/prevenir os danos. No caso da Dina, começamos a usar um gel específico para o problema antes e depois dos passeios e banhos.
  • Mantenha os olhos do seu cão sempre limpos. Há substâncias próprias para isso no mercado pet, mas você também pode utilizar soro fisiológico ou mesmo água. Atenção especial para remelas secas/endurecidas, que também devem ser removidas, pois são fontes de entrada de bactérias e outros “seres malignos”.
  • Cães que possuem cílios ectópicos (cílios que nascem no lugar ou na direção errada, ferindo os olhos do animal) devem ser examinados mais frequentemente e ter os vilões retirados periodicamente. A Dina possui apenas 5 cílios nessa posição irregular e a veterinária sugeriu remoção mensal ou bimestral, conforme a necessidade, para evitar que ocorram lesões na córnea. Em casos mais graves, recomenda-se um procedimento cirúrgico.
  • Se a região branca dos olhos ficar avermelhada ou se o seu peludinho estiver esfregando constantemente a cabeça no chão, leve-o ao veterinário. Qualquer surpresa é mais facilmente tratada e curada se descoberta no início!
  • Durante os banhos, cuidado com o xampu! Prefira modelos que não causem ardor nos olhos pelo menos para lavar o rostinho, afinal ninguém quer ver seu amiguinho com dor.

São cuidados simples e fáceis de seguir. Dicas anotadas?

Anúncios

4 comentários sobre “Cuidando dos olhinhos do peludo

  1. Olá, boa noite
    Gostaria de saber sobre esse gel que mencionou, para que serve e por que usá-lo?
    Também gostaria de saber se existe algum colírio que devemos pingar nos bebês semanalmente para a própria saúde mesmo.

    Atenciosamente

    • Oi Kamila! Esse gel cria uma espécie de barreira de proteção nos olhos, como se fosse um escudo pra evitar o ressecamento nos banhos e no parque. É um gel de uso humano, seu veterinário deve conhecer. É bastante indicado pra shih tzu, pug e outros cães com olhos protuberantes. A dina tem usado diariamente um colírio com função lubrificante, tbm pra evitar o ressecamento, mas por questões de segurança prefiro não dizer o nome de medicamentos no blog, afinal o mais recomendado é sempre conversar com o veterinário do seu peludinho. Um abraço!

  2. Minha DUDA está com um olhinho um pouquinho menor e meio avermelhado. A veterinária constatou os pelinhos errados nos olhos. Ela pingou um colírio e melhorou. É necessário levá-la ao oftalmo??? Também está manchando os pelinhos embaixo dos olhos e em torno da boca. Como faço para clarear novamente os pelinhos??

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s