Tosar na máquina estraga o pelo?

Muitas pessoas têm medo de que o uso de máquina na tosa estrague o pelo de seu cão. Aí, vão mantendo o bichinho sempre com os pelos longos (ou tosando somente na tesoura), com receio de que aquele pelo macio e sedoso se torne algo armado e cheio de nós. Mas será que isso faz sentido?

No caso específico da Dina Nina, não. Ela já foi tosada na máquina três vezes, sendo as tosas tão curtas que ficou parecendo “carequinha” exagero. Na primeira vez, ela tinha quase seis meses e voltou tão lindinha que minha mãe e minha irmã começaram a defender a bandeira “Dina tosada” desde então.

Na segunda vez, ela foi tosada porque relaxei na escovação e a pobrezinha ficou cheia de nós! Daria pra tirar com um desembolador, mas sou da opinião de que “pelo cresce de novo” e não queria que ela sofresse sendo desembaraçada – preferi tosar logo. Ficou parecendo um filhotinho novamente! Não preciso nem mencionar o sucesso que fez com o #teamDinaTosada né?

dina tosada

Dina Nina tosada em diferentes fases

A última tosa foi em fevereiro desse ano, pra cirurgia de castração. Hoje, 9 meses depois, os pelos não estão arrastando no chão (nunca chegaram nesse comprimento, pois com esse tanto de tosa nem deu tempo!), mas estão relativamente longos e tenho uma Dina peluda em casa. A pelagem dela continua lisa e macia, é sedosa e tem bom caimento. Não acho que a máquina de tosa tenha causado algum estrago.

O que define a estrutura do fio é a genética. Não é o uso ou não de máquina que vai deixar um pelo liso ondulado (ou vice versa). É claro que usar bons produtos, uma lâmina afiada (que não “mastigue” o pelo) e contratar um bom profissional ajuda a não estragar o pelo de seu cão. É importante também escovar diariamente (ou pelo menos umas 4 vezes na semana), fornecer uma alimentação de qualidade (pelo precisa de nutrientes) e fazer hidratações frequentes, o que ajuda a melhorar a maleabilidade dos fios (na Dina, alterno hidratações à base de argan, chocolate e queratina. Em TODOS os banhos peço pra fazer hidratação).

dina peluda pos tosa

Dina Nina peluda em diferentes fases

O Cerberus, a Chloé e a Yuppie também já foram tosados na máquina e agora estão bem peludos novamente. E adivinha? Nos três a pelagem cresceu exatamente como era antes!

cer chloe yuppie tosados e peludos

Pode ser que com seu cãozinho seja diferente? Pode. Mas, antes de culpar a máquina, seja consciente em relação aos cuidados que você tem com a pelagem do seu amigo!

E aí, já curtiu nossa fanpage e já está nos seguindo no Instagram?

Anúncios

3 comentários sobre “Tosar na máquina estraga o pelo?

  1. Pingback: Tosa na tesoura! | Shih Tzu Café

  2. Pingback: A importância da hidratação  | Shih Tzu Café

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s