Entendendo os rótulos das rações

Então você já decidiu com qual tipo de ração vai alimentar seu filhote (super premium, premium ou standard). Mas, ao chegar na gôndola específica, são tantas as opções que se sente completamente perdido? Que tal tentar entender o que dizem os rótulos?

No Brasil, o órgão responsável pela regulamentação e fiscalização do setor de produtos destinados à alimentação animal é o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), conforme Lei n°. 6.198/74, que determina que os rótulos das rações devem conter os níveis de garantia do produto. O que é isso? Sabe aquela tabela que vem nas costas da embalagem, com vários itens e sua quantidade na ração? Lá você encontra os níveis de garantia do produto, ou, em linguagem mais simples, a quantidade de nutrientes presentes.

Vamos tentar entender o que significa cada item?

Proteína bruta (PB): quantidade mínima de proteína presente no alimento. As proteínas estão ligadas à formação dos ossos, músculos e estruturas nervosas. Opte por rações com pelo menos 18% de PB. Mas lembre-se de que quantidade não é qualidade, então é importante observar se a fonte de proteínas apresenta boa digestibilidade para o animal (carne é melhor do que penas ou farinha, por exemplo).

Extrato etéreo (EE): quantidade mínima de gordura presente na ração. É fonte de energia, importante para o crescimento e para a agregação de vitaminas, além de deixar o alimento mais palatável. Sugere-se um percentual mínimo de 8%.

Umidade (UM): quantidade de agua presente na ração. Em excesso, pode favorecer a proliferação de micro-organismos nocivos no alimento. Em pouca quantidade, deixa a ração seca e indigesta. Assim, o ideal é umidade entre 8% e 12%.

Matéria fibrosa (MF) ou Fibra bruta (FB): quantidade máxima de fibra presente no alimento. As fibras tem origem vegetal e não são metabolizadas pelo sistema digestivo do cachorro, embora auxiliem todo o processo de digestão. Fibras em quantidade elevada diminuem a densidade energética e podem levar à diarréia e/ou desnutrição, pois comprometem a absorção e a digestão de proteínas e minerais. Alimentos light, porém, podem ter maior quantidade de fibras. O ideal, para cães saudáveis, é MF entre 3% e 6%.

Matéria mineral (MM): representa as “cinzas” do processo de fabricação, não tendo nenhuma importância nutricional. Quanto menor a quantidade, maior o aproveitamento do alimento. Assim, procure por produtos com MM inferior a 10%.

Energia metabolizável (EM): representa a energia liberada pelo alimento assim que consumido. Rações de melhor qualidade necessitam de porções diárias menores para liberar maior quantidade de EM, pois usam ingredientes mais bem absorvidos pelos cães. Opte, portanto, por rações que exijam uma menor quantidade diária em gramas por porção. Procure por alimentos com EM acima de 2.900 cal/kg.

Além desses itens, há outros que podem constar na lista, como vitaminas e minerais específicos, variando conforme a ração. O importante é procurar por um produto dentro do que foi sugerido, pois assim você garante o melhor para seu peludinho.

Exemplos de níveis de garantias de algumas rações disponíveis no mercado nacional

Exemplos de níveis de garantias de algumas rações disponíveis no mercado nacional

E aí, já curtiu nossa fanpage? Lá você fica por dentro de tudo o que acontece com a turminha!

Anúncios

7 comentários sobre “Entendendo os rótulos das rações

  1. Para meus filhinhos Boni e Bia , os alimento com a GOLD PREMIUM, sem corantes. Tem de carne, frango e Salmão. Eles amam. Mudou a pelagem, com mais brilho . Parece que até cresceram um pc os da Bia.

  2. Minha cachorrinha a Kiara ela esta com o pelo muito sem brilho a alimentação dela é da pedigree aqui essa ração é à melhor que eu encontrei também o polo esta crescendo muito lento, ela esta com 6 meses o tipo da ração pode influenciar nesses dois fatores?

    • Olá Nizair! A alimentação pode sim influenciar na pelagem. Procure sempre oferecer alimentos de qualidade, assim como os shampoos, e o pelo da sua Kiara ficará belo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s