O potinho sempre cheio!

No corre corre do dia a dia, é cada vez mais comum ver donos de peludinhos preocupados em como farão para dar comida ao seu amiguinho. A preocupação é ainda maior quando o animal for passar um longo período sozinho, o que acaba fazendo com que os papais e as mamães optem por deixar a ração sempre disponível para que seu filhotinho possa comer quando tiver vontade e não passar fome. E esse é um dos maiores erros que vejo com frequência, sendo prejudicial ao bichano.

O animal também precisa de rotina e regras na alimentação. O shih tzu é uma raça que, pelo que venho percebendo, vem apresentando inúmeras fragilidades que podem agravar com o simples fato de você não criar a rotina adequada para alimentação.

A ração sempre disponível deixa de ser atraente ao animal por fatores psicológicos e comportamentais (por simplesmente estar sempre disponível) e, não estando devidamente guardada, os grãos ficam menos crocantes, perdem o cheiro e o sabor e assim o peludo passa a procurar cada vez menos.

Outro fator prejudicial é o fato de que o peludinho não tem noção de quanto é necessário comer. Assim, pode o seu animalzinho estar comendo a mais ou a menos sem necessidade, propiciando um quadro de desequilíbrio de nutrientes e provocando problemas mais graves.

Sem contar que deixar em casa alimento – sim, não esqueça que trata-se de alimento! – destampado chama barata, formigas e afins… Nem preciso mencionar que isso faz mal para sua residência e para o próprio amiguinho, que comerá algo contaminado.

Por fim ainda posso apontar que deixar disponível a ração permite que o animalzinho coma quanto e quando quiser, passando longos períodos sem ingerir nenhum alimento e causando problemas gastrointestinais.

O ideal é seguir a quantidade indicada no verso do pacote da ração e dividi-la em duas ou três porções. Eu sei, parece tão pouquinho… Não é! Acredite, o seu cãozinho estará melhor alimentado caso haja essa preocupação e terá uma alimentação que satisfaça a todas as suas necessidades e, de quebra, prolongue sua vida e os momentos felizes ao seu lado. Se você não puder estar sempre presente para oferecer a ração nas horas definidas, pode recorrer aos comedouros automáticos ou estipular horários em que haverá alguém para alimentar seu filhote.

E aí, já curtiu nossa fanpage? Passa lá!

IMG_4905.PNG

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s