Tipos de Ração – Super Premium, Premium e Standard

Ração, inicialmente, parece algo bem simples. É só ir a um Pet Shop ou mercado, escolher alguma da prateleira, chegar em casa e servir, pois já vem pronta.

Todavia, sabemos que está longe de ser simples assim. Existem inúmeras rações diferentes (filhotes, adultos, alta energia, diet, terapêutica, tamanho do cão, etc) que são classificadas de acordo com o coeficiente de digestibilidade, ou seja, a quantidade de nutrientes da ração que são efetivamente absorvidos pelo animal. Premium? Super Premium? Standard? O que significa isso?

 

SUPER PREMIUM

Imagemração1

Esse tipo de ração teve origem na década de 90, e a marca Premier Pet foi a pioneira no Brasil. São rações balanceadas com composição ideal para os animais, tem elevada digestibilidade e são usados ingredientes nobres em sua composição. As proteínas são de origem animal (como carne bovina, frango, peixe e outros) ou, em alguns casos, vegetais de melhor absorção. São super concentradas, com isso, uma pequena quantidade ingerida pelo cachorro, já o deixa saciado. E como são rações muito bem absorvidas, a quantidade de fezes também é menor.

Em uma ração que contenha proteína de frango, por exemplo, ela pode ser extraída dos pés, das vísceras, da carcaça ou da carne propriamente dita. Em todas essas partes existem proteínas, porém a proveniente da carne propriamente dita tem a qualidade superior.

Muitas das vezes achamos a ração Super Premium muito cara, mas precisamos pensar que o animal irá estar com suas necessidades nutricionais 100% satisfeitas e assim não adoecerá facilmente, diminuindo gastos com o veterinário. Uma solução é comprar sacos maiores de 7kg ou 15kg, pois quanto maior o saco, maior a economia. Aí basta armazenar direitinho, fechando bem, deixando num lugar arejado e fresco (longe da incidência de luz) e evitando de ficar abrindo toda hora, não haverá problemas.

Algumas Rações Super Premium: Royal Canin (Royal Canin), Guabi Natural (Guabi), Equilíbrio (Total), Pro Plan (Nestlé Purina), Premier Pet (Premier Pet), Eukanuba (IAMS), Hills Science Diet (Hill’s), Wellness (Nutron), Cyno (Cyno)

PREMIUM

Imagem2ração

No Brasil, teve origem na década de 80. O coeficiente de digestibilidade é alto, em torno de 80%. Também é uma boa ração, também possui um balanceamento ideal, porém utiliza uma maior quantidade de proteína vegetal em sua formulação. Com isso, o cão irá precisar de mais quantidade de ração para se sentir saciado e a quantidade de fezes irá aumentar. O preço é menor por não usar a melhor matéria prima, se comparada às super premiuns.

Algumas Rações Premium:  Max (Total), Game Dog (Cyno), Foxy (Provimi), Golden Fórmula (Premier Pet), Faro (Guabi), Tutano (Nutron), Pedigree (Effem), Dog  Chow (Nestlé Purina)

 

STANDARD

Imagemração3

Essas rações também são balanceadas, tanto que são chamadas de rações de manutenção. Entretanto a qualidade da proteína utilizada é bem inferior, geralmente vegetais com pouco aproveitamento e subprodutos animais (como chifre, penas, bicos, casco, farinhas de carne e outros). Os cachorros vivem perfeitamente bem com essas rações, só precisarão ingerir um volume muito maior para adquirir os nutrientes na quantidade necessária, já que o coeficiente de digestibilidade é mais baixo (60%), o que implica em aumento no volume das fezes. Essas rações geralmente possuem uma grande quantidade de palatabilizantes, corantes e conservantes. São encontradas facilmente em supermercados e outros locais de comércio não especializado.

Algumas Rações Standard: Champ (Effem), Bonzo (Nestlé Purina), Delidog (Nestlé Purina), Frolic (Effem), Herói (Guabi), Lider Chips (Total), Nero (Total), Karina Premium (Nestlé Purina).

Há, ainda, uma outra categoria de ração, chamada de combate ou econômica. São produtos de qualidade inferior, com baixo coeficiente de digestibilidade (em torno de 45% a 50%), em que a fonte de proteínas é quase integralmente de origem vegetal. Desse modo, a maior parte do alimento acaba não sendo absorvido pelo cão, que vai eliminá-lo nas fezes. Em alguns casos, o animal pode apresentar disenteria, o que aumentará as visitas ao veterinário e gastos com a saúde.

Essa divisão, embora de conhecimento geral, ainda não é regulamentada por nenhuma legislação específica. Trata-se, apenas, de uma sugestão da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), antiga Anfalpet, órgão que representa a indústria pet e se divide em Pet food (alimentos veterinários), Pet vet (medicamentos veterinários) e Pet care (equipamentos, acessórios e produtos para higiene e beleza dos peludos).

Quer ficar por dentro dos próximos posts da série Alimentação? Não deixe de curtir nossa fanpage!

Anúncios

8 comentários sobre “Tipos de Ração – Super Premium, Premium e Standard

  1. Pingback: Entendendo os rótulos das rações | Shih Tzu Café

  2. Meu Brad começou com a royal indoo, depois a júnior e nao gostou, comprei a pedigree equilíbrio ele come mas nao tao bem como a indoo. Dou frutas e ele fica louco. Goiaba sem caroço, maçã, mamão e agora comprei a premier ele come mas ainda nao enche os olhos. Ai dou na boca que tem aceitação para depois, mais tarde dou a fruta. Sim, um bifinho de churrasco dogs ele ama. Dou 1 por dia.
    Gostei do site de vocês.
    Abraços.

  3. Olá Thalyta, quero contar minha experiência com a ração pro Mick, comecei com a Premier para Shih Tzu, depois para Premier Ambientes Internos por indicação por ele morar em apartamento, mas com o tempo a queda dos pelos ficou muito acentuada, então consultei com uma veterinária que indicou a Hill’s, notei significativa redução dos pelos pela casa e o odor também diminuiu bastante nas fezes, e até hoje ele está comendo a Hill’s com pedacinhos de cenoura que ele adora, também de lanchinho maçã ou banana em pedaços pequenos, e quando ele pega algo que não pode, preciso negociar com petiscos e dá tudo certo..tudo volta ao lugar !
    Um grande abraço e obrigada por todas as dicas, estão sempre me ajudando ❤

    • Olá, primeiramente muito obrigada por dividir sua experiência com a gente. Aqui no momento Mylow come Royal Canin Urinary(pois está com problema de cristais na bexiga) e Jolie está comendo a Equilíbrio da Total, e está fazendo a transição de filhotes para adultos. Eu sempre quis fazer um teste com a Hill’s, porém várias pessoas me falaram que ela é pouco palatável e aqui eles são chatinhos para aceitar ração, então acabo com medo de investir num saco de Hill’s que não é tão barato assim, pra nada. Mas quem sabe um dia, pois Mylow tem um pouco de lágrima ácida e poderia ser uma ajuda também. Aqui misturo com frango desfiado(sei que é errado, mas ….) e corto a cenoura em palitos e cozinho e guardo na geladeira, e vou dando na semana como petiscos, eles adoram. Obrigada e um grande abraço e um big beijo no Mick

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s