Falta de apetite, o que fazer?

A gente sabe o que o estado normal dos cães é querer comer tudo e mais um pouco. Mas, por incrível que pareça, a falta de apetite é também uma situação bem comum para alguns cães – eu mesma já ouvi diversos relatos. Aqui em casa, passamos por uma fase assim: a Melissa sempre foi chatinha para comer e chegou a ter perda de apetite, o que me obrigou a tomar algumas atitudes diferentes. É muito importante considerar se essa anorexia não vem acompanhada de nenhum outro sintoma como apatia, falta de interação, sem vontade também para fazer outras atividades, diarréia e sintomas mais alarmantes, porque com nesse caso será necessário uma orientação veterinária e exames mais detalhados para entender o problema.

melapetite-01

A falta de apetite é um caso comum, podendo acontecer com qualquer cachorro e por motivos diversos. Assim como a gente, os cães também tem preferências por alguns alimentos. Porém, se o seu cão não quiser comer a ração (especificamente), não é conselhável complementar com frutas ou petiscos, pois isso só estimula o animal a não comer a ração, pois saberá que tem algo “mais gostoso” caso fique sem comer. Também não se recomenda incrementar com opções molhadas, como sachês.

Quando a Mel veio para minha casa, ela comia Royal Canin específica para Shih Tzu, mas pesquisei bastante e decidi que daria Premier (também específica da raça) e logo fiz o processo de adaptação. Ok, foi tudo lindo e ela amou a nova ração! Mas quando entrou no cio, com 6 para 7 meses, ela mudou a forma de se alimentar, parecia não ter apetite e parecia enjoada da ração… Mesmo sendo um dos sintomas chatos do cio, ela pulava refeição e isso me deixava muito preocupada. Precipitadamente ou não, resolvi mudar e passei a oferecer a Royal Canin novamente, por ser novidade ela parecia gostar e comia um pouco melhor. Todavia, ao completar 10 meses, ela voltou a ter a mesma queda de apetite :/ E lá fomos nós novamente quebrar cabeça…

Aos 10 meses, dependendo da ração oferecida, você já pode iniciar a troca do alimento infantil para o adulto. Como o momento era oportuno, foi o que fiz. Mas antes de mudar usei algumas técnicas como a técnica dos 5 minutos: assim que colocava a ração pela manhã, dava 5 minutos e, se ela não comesse, retirava o pote de ração. Esperava mais 5 minutos e oferecia novamente. Isso é bom para saber se é apenas um capricho do peludo ou se realmente a ração não agrada mais. Tinha dias que a técnica funcionava, tinha dias que dias que não… Com essa técnica é possível mostrar ao cão que a ração não está disponível e, se ele não comer naquela hora, ficará sem. Mas infelizmente eu não tinha tempo de ficar indo e vindo com a ração e nem queria deixá-la sem alimento, porque trabalho e ela fica sozinha durante o dia. Então às vezes  eu chegava em casa e a ração estava intacta, mas mesmo assim mantinha a quantidade ideal no pote pela manhã.

Foi quando resolvi partir para fase de testes. Isso mesmo, fui testar as rações (algumas super premium do mercado). A Hills foi a primeira delas, consegui uma amostra grátis e fiquei uns 3 dias na tentativa e nada. Além de misturar, também ofereci as rações (a Royal e a Hills) em potes diferentes e não consegui agradar. Depois testei a Proplan Sensitive Skin, que possui uma ótima proposta de alimentação, é rica em ômega 3 e 6, e é recomendada para cães de pele sensível (tipo os shih tzus). A Mel até comeu um pouco dela, mas os grãos eram grandes e sentia uma certa dificuldade na mastigação por conta disso. Foi quando decidi que teria de ser uma ração específica para a raça, pois os grãos são mais adequados. Voltei para a Premier, só que fase adulta, e ela simplesmente amou.

Minha solução foi aliada aos testes para agradar o paladar e finalmente consegui. Posteriormente busquei orientação da veterinária para uma vitamina, ela receitou uma que ajudaria a repor os nutrientes necessários e fortaleceria o apetite. Atualmente a Mel tem 2 anos e 2 meses e desde os 10 meses ela não teve mais a queda de apetite. Muitas das vezes isso é apenas uma fase, alguns cães eventualmente passam por ela – se seu amiguinho vier a passar, tenha paciência.

racao

Separei algumas dicas que me ajudaram bastante:

  • Não oferecer complemento alimentar (frutas, petiscos, etc), isso pode reforçar o cão a não comer a ração.
  • Não dar muita importância ao cão quando ele não come (exemplo: ficar ali perto dele conversando), pois isso só reforça que, se ele não comer, você estará ali do lado dele.
  • Nunca dê ração na boca. Isso só deixa o cão “cheio de vontades”.
  • Pode oferecer brinquedos interativos que deem para colocar ração, como o Kong Wobbler e a Pet Ball. Você estimula o cão e ele se alimenta de forma divertida!
  • O ideal é não deixar comida à vontade. Se for preciso fazer, que seja a quantidade ideal, nunca um exagero de alimento (exceto em caso de necessidade).
  • Tenha paciência e persistência.

 

Obs.: Que fique claro que este post não é uma divulgação de alimentos e sim um relato de um problema pessoal.

Visite nossa Fanpage!

Anúncios

8 comentários sobre “Falta de apetite, o que fazer?

  1. Ja troquei a raçao por varias vezes e não come. As vezes tenho que colocar alguma coisa junto e mesmo assim não come. Já dei profile.clusivou e cobavitou e nada. Já fiz ultra som para ver se tem problema. Td ok. Pode me ajudar??? Obrigado

    • Poxa Rosanea :/ esses nossos bbs peludos… O ideal é não incrementar a ração, você pode tentar usar aqueles brinquedos de por ração dentro. Aqui em casa a Mel adora. Ou se preferir, vc conhece a alimentação natural? Aqui no blog já falamos sobre e temos 3 adeptos dessa alimentação, veja e se for o caso procure um nutricionista de pet, para te orientar melhor. Bjs

  2. me identifiquei no post. Tenho uma lhasa apso de 7 meses(esta no primeiro cio), ela veio pra ca com 2 meses e meio comendo a hills, com 3 meses nao quis, troquei pra propla puppy nossa era uma comilança com 5 meses e meio nao queria mais, tentei a premier ambientes internos, so comeu bem o primeiro dia dps nao quis mais, voltei pra proplan, so que ela nao comia, qdo levei ao vet estava com doença do carrapato. Acabou a uma semana o tratamento e junto entrou no cio, atualmente come a equilibrio que a vet passou, mas é bem sofrido pra ela comer kkkkkkkkkkkkkkk esta tomando uma vitamina pra abrir o apetite nao vi muitas melhoras, mas ela normalmente come a quantidade sugerida. Estou fazendo o esquema de oferecer nao quer, pulo pra outra refeição e pronto. Meu sonho é da uma raçao que ela goste.

    • Oi Celia, a falta de apetite pode estar relacionadas a muitas razões: o próprio período do cio, enjoo da ração e afins. Acredito que a decisão de castrar é muito boa e importante, a menos que queira ainda alguma ninhada da sua bb. Mas caso não seja esse seu interesse o ideal é castrar. Mas essa decisão pode não interferir no apetite da sua pequena, não é um fator decisivo para parar com a falta de apetite. Tenta nesse período tenta uma nova ração, ou se vc achar q ela está sentindo cólicas veja com a vet dela algum remédio pra ela ficar mais ativa, pq é horrível msm esse período (tipo o nosso rs). bjs pra vcs!

  3. Olá, tenho um machinho shitzu, já tomou todas as vacinas e não tem nenhum problema de saúde, mas está um pouco abaixo do peso. Saberia alguma dica para estimular o apetite dele? Alimento elem com a Premiere Super Premium desde que ele chegou em casa, com um mês e 20 dias. Ele está com 4 meses agora.

    • Olá Marco, existem algumas formulas de vitaminas que ajudam na alimentação e algumas q abrem apetite. Mas só com recomendação do vet. 😉 abs

      • Falei com o vet, ele me informou algumas vitaminas que dei para o meu shitzu. Ele agora está comendo melhor e já está no peso ideal. Obrigado por responder.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s