Três tipos de Dietas Caseiras para cães

Como já expliquei neste post, o Capuccino não come ração. Foi uma opção que eu fiz quando ele estava começando a troca de dentes e estava um pouco chato para comer, mas não só por esse motivo. A alimentação natural ajudou muito nos problemas de saúde que ele tinha na época, aliada à homeopatia.

Quando decidi mudar, tive que escolher também uma “modalidade”. A Alimentação Natural pode ser oferecida de mais uma forma. Várias, na verdade. Tem dieta cozida, AN do Cachorro Verde com e sem ossos, BARF (Biologically Appropriate Raw Food), RMB (Raw Meaty Bones), Prey Model… São muitas opções, cada uma com sua particularidade, sua forma de preparação e sua necessidade (ou não) de suplementação. Não há um consenso sobre qual seria a mais correta e todas cumprem a função de alimentar o cão ou gato da melhor forma possível, caso seguidas corretamente.

As Dietas Caseiras para Cães orientadas no site Cachorro Verde (minha fonte principal de pesquisa e recomendação da veterinária do Tino) se dividem em três tipos: Alimentação Natural Crua e Com Ossos, Alimentação Natural Crua Sem Ossos e Dieta Cozida.

 

Alimentação Natural Crua e Com Ossos

Essa é a mais natural dos três tipos. O objetivo dela é simular a presa que o antepassado lobo do seu Totó comeria na natureza: ossos crus, carne desossada crua, vísceras cruas e vegetais cozidos ou liquidificados. Além disso, precisa complementar com sal iodado e um óleo vegetal de boa qualidade. Ela é mais prática, mas exige um certo planejamento, já que as carnes, ossos e vísceras devem ser congelados por alguns dias antes de serem servidos, para inativar parasitos. Além dos benefícios de uma dieta caseira, ela ainda combate o tártaro e estimula mentalmente o cão, por conta dos ossos crus. Ela também é uma ótima opção para cães com cropofagia, já que as fezes se tornam menos atraentes para eles. No caso de shih tzus, no entanto, talvez os ossos precisem ser moídos, em funcão do focinho achatado. É sempre bom ver a opinião de um veterinário mais inteirado do assunto.

Alimentação Natural Crua Sem Ossos

Com essa modalidade fica mais fácil variar as carnes, já que ela não está presa aos ossos carnudos. No entanto ela não previne o tártaro e requer adição de cálcio, facilmente feita por pó de casca de ovo, que dá até pra fazer em casa! Também é preciso adicionar sal iodado e óleo vegetal.

Dieta Cozida

Essa é a que o Tino come (mas estou querendo passar para a AN Crua com Ossos). Nela, como o próprio nome já diz, os alimentos são oferecidos após serem cozidos. Assim como as outras modalidades, ela protege o sistema urinário e os rins, por ter beeeem mais água que a ração. Essa dieta é composta por carnes cozidas, vísceras cozidas, carboidratos (SEMPRE cozidos) e vegetais cozidos ou liquidificados. Além disso, requer suplementação de cálcio, sal iodado e um bom óleo vegetal.  Essa modalidade dá um pouquinho mais de trabalho, pois é preciso cozinhar quase tudo, quando não tudo. O cozimento deve ser feito no vapor, em pouquinha água, refogado em óleo de coco ou azeite (só um fio!) ou no forno. Das três dietas explicadas no site, essa é a mais palatável. Ou seja: animais mais chatinhos para comer vão aceitar melhor a Dieta Cozida.

 

Nas três modalidades é importante calcular bem as porções, de acordo com o peso do peludo. Uma balança de cozinha é indispensável. Além disso, é imprescindível variar os alimentos, buscando incluir peixes e ovos semanalmente, para garantir a variedade da dieta. E nunca é demais repetir: alimentação natural é coisa séria! Deve ser bem estudada, preparada com muito cuidado e pesando as porções direitinho. Caso não tenha tempo/disposição, continue na ração.

Para mais informações, dê uma olhada no Cachorro Verde, lá tem tudo bem mastigadinho! E não esqueça de curtir nosso facebook, para saber quando tem post novo!

Anúncios

2 comentários sobre “Três tipos de Dietas Caseiras para cães

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s