Troca de dentes dos filhotes!

Depois da chegada do filhote, da sua adaptação ao novo ambiente e do ciclo completo de vacinas, começa uma nova fase de novidades: a troca de dentes. Ela ocorre por volta, mais ou menos, do quarto ao sexto mês de idade de todo filhote. Eles irão trocar os dentes decíduos (dentes de leite) pelos dentes permanentes. Os dentes da fase inicial são finos, pontiagudos e machucam com mais facilidade – quem nunca se machucou nas brincadeiras com seus  pets?! Já os dentes permanentes são maiores, mais resistentes e serão os dentes definitivos por toda a vida do animal e, por esse motivo, requerem cuidados diários.

mel dentes-01

Mas muita atenção: durante a fase de troca de dentes, o pet ficará mais sensível, toda sua gengiva ficará mais dolorosa e isso implicará na alimentação, deixando o animal mais seletivo com os alimentos justamente por esse desconforto causado pela perda dos dentes antigos e pelo nascimento dos novos. Nessa fase inicial da troca (somente nessa fase), assim que você perceber uma certa dificuldade na alimentação, o ideal é amolecer um pouco a ração, o que pode ser feito de duas formas: adicione um pouco de água e aqueça no micro-ondas ou só acrescente água mesmo. Eu optei por acrescentar água geladinha. Porém, na fase final da troca de dentes, o ideal é manter somente a ração seca para que haja estímulo na arcada dentária e mandíbula.

Normalmente não encontramos os dentes trocados, eles somem na mastigação, mas eu ainda cheguei a pegar alguns caídos pelo chão e um com o qual a Mel estava brincando. Nessa fase também é bem comum a presença de mau hálito e eventual sangramento na gengiva, e situações como apatia temporária, por conta da dor. Entretanto, na maioria dos casos, o cão fica super bem, as únicas partes unânimes são a dificuldade na alimentação e um super mau hálito rs.

dentes-01

Dentição de tubarão também é bem frequente, trata-se da presença de dentição dupla, e ocorre quando a troca não acontece totalmente, e ficam duas filas de dentes (a antiga e a atual). Fique tranquilo, com o tempo os dentes de leite vão caindo. Mas, caso isso não ocorra até a fase adulta, procure um veterinário.

dentes my-01-01

Uma dica muito importante é começar a escovação dentária antes mesmo da troca dos dentes, condicionando o seu pet a já se acostumar com esse cuidado diário. Assim você evita o acúmulo tártaro. Invista na compra de brinquedos de plásticos para que ele possa coçar a gengiva e morder.

Quer ficar por dentro das novidades? É só acompanhar a turminha no Facebook!

Anúncios

59 comentários sobre “Troca de dentes dos filhotes!

  1. Eu costumo dar ossos (parte do fêmur de boi) para os dogs, ajuda a remover os dentes de leite. Cães de pequeno porte tem muito problema com retenção de dentes, muitas vezes é pela falta de alimentos duros o suficiente para ajudar os dentes de leite a se soltarem.

  2. o meu caozinho e da raça shitzu; ele esta com 7 meses e ainda não caiu alguns dentes de leite,
    será necessario uma cirugia para retira-los.

  3. Olá! Existe casos de Shih Tzu que perderam o canino? Meu filhote tem 6 meses, recém completados, e hj percebi que o canino inferior tinha caído pq vi sangue na boca dele. A questão é que não sei se ainda era de leite ou não… Nos últimos dias ele tem comido menos é ontem só comeu a primeira vez no dia pq eu dei em minha mão. Ele já trocou alguns dentes tanto da arcada superior como inferior, mas não observei se o canino inferior já tinha caído e nascido opermanente. Daí o medo de ter caído o canino inferior permanente. Se tiver sido um permanente há um problema grave nisso? Fico mt grata pela ajuda.

    • Olá May, acho que não há com o que se preocupar pq ele ainda está na fase da troca de dentes e o canino ainda está dentro do período, as vezes acontece de nascer o canino definitivo e o de leite demorar a cair, mas acredito que já já o definitivo já esteja nascendo. Vá apenas observando! Cada dente tem a sua funcionalidade, mas no caso de seu acredito que seja o leite q ele perdeu. é bem natural que na fase de troca dos dentes eles fiquem com a arcada bem sensível, no início vc pode amolecer a ração com água, mas não deixe isso por muito tempo. pq é muito importante que eles comam a ração seca para fortalecer a dentição msm. Bjs pra vcs e qq coisa busque orientação de um vet!

  4. Olá, minha shitzu está com cinco meses e vem vomitando um líquido amarelo sempre pela manhã a cinco dias. As fezes estão normais porém diminuiu o apetite e tem dormido mais. Encontrei um dente dela. O veterinário examinou e não encontrou uma causa para os vômitos. Pode ser por causa da troca da dentição?

    • Olá Viviane, o vomito amarelo pode ser por ela estar com estomago vazio. Na fase da troca dos dentes eles ficam mais quietinho msm e a falta de apetite tbm é comum, mas o ideal nessa fase é amolecer um pouco a ração com água (bem pouquinha) pq os dentes estão sensíveis. Mas faça isso por um tempo, depois deixe que ela coma a ração seca msm pq ajuda a fortalecer a mordida e as mudanças na arca dentária. Mas esteja sempre observando se não está com mais sintomas, mas aparentemente tudo pode estar relacionado a troca dos dentes. bjs pra vcs!

  5. Olá, meu nome é Bruna.
    Eu tenho um shih tzu de quase 5 meses e está tendo dentição dupla nele esses dentes ainda vão cair ou teram que ser extraídos?
    Tenho medo que eles não caíam e ele fica com a dentição dupla, está muito feio!

    • Olá Bruna, ele ainda está em fase da troca; fique tranquila porque ainda está dentro do período para cair os dentes de filhote. Espere até que complete 1 ano para verificar se ainda resta algum e ai sim será necessário extrair, mas até lá eles ainda podem cair. Bjs pra vcs!

  6. Olá gte a minha Mel esta com 5 meses notei que ela estava sem os dentinhos e há dois dias nao esta se alimentando bem e vomitou um liquido amarelo com espuma…Estou preocupada pq ela esta mais triste…porém quando estimulada brinca normalmente…e achei o côcô dela mais mile tbem…alguem pode me ajudar?

    • Olá Viviane, o vomito amarelo pode ser por ela estar com estomago vazio, mas vc disse q ela come direitinho. Mas se for o caso amolece um pouco a ração com água (pouca água). Nessa fase é comum algumas reações, mas observa bem e qq coisa procure um vet. Bjs pra vcs!

    • Oi Kelly, ela é bem novinha msm. Mas nenhum nenhum dente? as vezes estão bem miúdo, não? veja com calma. Se não tiver, é bom procurar um vet para entender melhor! Bjs pra vcs :*

  7. Tenho uma poodle de 6 meses observei que ja ouve a troca de alguns dentes. Porem na mandíbula superior está ocorrendo dentição dupla… o que eu faco?

    • Oi Larisse, aos 6 meses ainda é natural a troca de dentes e a formação de dentes de tubarão – dentição dupla. Fique de olho nesse processo e espere até proximo a fase adulta ~1ano mais ou menos~. A troca total de dentes pode ocorrer até a fase adulta, nesse fase mais avançada da troca de dentes, ofereça a ração sempre seca até para estimular a mandíbula e a dentição. Se permanecer com a dentição dupla procure um vet para a extração. bjs pra vcs :*

  8. Olá Bia Andrade
    Encontrei minha bebê Lola a pouco mais de um ano em uma avenida. Estou preocupada, pois notei que cairam dois dentinhos dela… Gostaria de saber se é normal ou se pode ser algo grave?

  9. Oi boa tarde
    Tenho uma shitzu ela está com 4 meses e está faltando os dentinhos da frente acho q caiu e ele já engoloiu pq não achei nenhum …..
    Queria saber se demora muito pra nascer outros no lugar ?

    • Olá Thais, normal isso acontecer: dente cair e não perceber. Mas não se preocupe pois não há problemas. Quanto ao tempo, não demora muito não, entre os final do 3 meses quase 4 até uns 7 meses eles vivem essa troca de dentes, as vezes alguns dentes caem já com quase 1 ano de idade. Os primeiros meses são as fase mais aceleradas da troca dos dentes, acontece de pessoas nem perceberem que o dente caiu rs, pode acontecer a formação de dentição dupla na arcada superior, oq eu tbm é normal, até um tempo. Em geral costuma ser uma fase complicada para nossos bbs pq a mastigação fica difícil, mas no post está bem explicadinho. Bjs pra vcsss :*

  10. Olá tenho um shitsu quase 7meses
    Está com a gengiva superior bastante inchada e vermelha achei a princípio que tinha quebrado o dente. Fui veterinária e me disse que é uma massa possível tumor medicou o azicox-2 durante 5 dias e voltar pra avaliar talves fará uma biópsia. Ele não deixou de se alimentar.
    Isso é comum acontecer? Estou bastante preocupada

    • Olá Ana Paula, acho que o melhor vc já fez: buscar orientação de um especialista. Aqui na turminha não tivemos nenhum caso parecido, mas acredito que com a orientação do vet e o tratamento tudo ficará bem! Essa fase de finalização da troca de dentes é sempre sensível msm, por isso peça sempre orientação de um veterinário! bjs pra vcs!

    • Olá Rodrigo! Mto normal rs! eles costumam ficar um mau hálito e bem forte e com dificuldades para se alimentar. Por estar em um período sensível agora tente escovar de uma forma mais delicada, e depois invista em algo mais profundo, mas por agora não precisa de tanto, seria mais para já ir acostumando com a rotina de limpeza bucal! existem diferentes tipos de fazer higiene bucal: com palitos específicos, com a higiene bucal oferecida nos petshop, uma feita por vc com escova e pasta canina, existe tbm uma solução para colocar em água! Espero ter ajudado! Bjs pra vcs!

  11. Adorei a página.
    Fui brincar com a minha Shih Tzu de 4 meses hoje e estranhei que ela estava com um dente torto. Verifiquei profundamente e vi que estava caindo. Me espantei porque não sabia que e troca da dentição era tão cedo. Vou ficar ligado no blog para qualquer dúvida. Abraço.

  12. Olá, a Shih tzu da minha namorada está com 1 ano e meio de idade, com 6 meses começaram a cair os dentes de leite, alguns até vi, porém os dentes permanente que ficam atrás dos caninos inferiores não nasceram. Isso faz com que ela tenha dificuldade pra comer pois tem que levar o alimento para os dentes de trás. Há alguma solução para este problema? Obrigado.

    • Olá Leandro, já deveria realmente ter completado toda a troca dos dentes e nascido os novos. Mas somente uma avaliação do veterinário ira ajudar! 😉

    • Olá Fernanda, muito normal! Ele está na fase da troca dos dentes e essa parte inferior costuma a fica banguelinha msm, mas se passar o dedo já deve estar arranhando um pouco. fique atenta: porque um ou outro dente vc consiga pegar rs Bjs pra vcs!

  13. Ola… meu shih tzu tem 4 meses e ta perdendo os dentinhos… nao quer comer… a barriga faz um barulho e vomita uma gosma transparente e as fezes ta ficando molinha… ja amoleci a raçao com agua gelada… mas ele nao quer nada nem agua, oque eu faço pra ele comer?

    • Olá Magnolia! Eles costumam ficar mais enjoados nessa fase da troca dos dentes e até sem apetite. Acho que a permanência dos sintomas e agregados a vômitos e fezes amolecidas, deve procurar orientação do veterinário. bjs pra vcs! :*

  14. Oi tenho um shiatsu ele nasceu dia 14/05.2016 e já está caindo os dentes e normal? Ele também está querendo morder tudo corre atrás do meu pé e morde um monte 😢 doiiii
    Esta estressado,bravo tudo irrita ele.

  15. Olá tenho uma shih tzu de quase 5 meses,seus dentinhos já caíram quase todos…
    Mas hoje pela manhã estava brincando com ela,e a mesma bateu a boca na minha mão…e sua presa caiu….
    Para ele ter caído tão facilmente pode ser sido o de leite ainda?
    Fiquei mega preocupada..será que devo leva-la ao veterinário?
    Obrigada.

  16. Oi, tenho uma shitzu que vai fazer 4 meses dia 30/08, ela estava brincando e bateu a boca na calçada, e vi que saiu um pouco de sangue, mais não percebi nada nos dentes, depois disso ela comeu normalmente, pouco tempo depois percebi que ela estava faltando 3 dentes incisivos na parte inferior. Será que foi da batida na calçada? Ou pq já estavam moles e já iam cair mesmo? E se os permanentes vão nascer normais. Obrigada.

  17. Ola minha shitzu tem 4 meses semana que vem ela faz 5 meses, e ja começou a troca de dentes, hoje percebi que ela esta com dentiçao dupla na parte da frente de cima , e esta bem quetinha nao quer brincar só dormir, queria saber se isso e normal? Ela tambem morde vastante tudo q encontra queria saber se deixar ela morder tudo vai prejudicar no desenvolvimento na formaçao dos dentes permanente ? Porfavor me ajuda

    • Olá Fanny, mto normal o comportamento dela. Ela pode ter dificuldade para se alimentar tbm. A dentição dupla tbm é normal. só não pode passar de 1 ano. Quanto a morder bastante, se for os brinquedinho dela, ok. Se for as pessoas ou coisas, eduque para q isso não se repita. Ela mastigar e morder os brinquedos apropriados, não faz mal nenhum, faz até bem para o fortalecimento e até ajuda na queda dos dentes de filhote. Bjs pra vcs

    • Olá Mayara, será que não caiu? já está na fase da troca de dentes. Espere mais um pouco. Caso sinta essa ausência msm, busque a orientação de um veterinário. Bjs pra vcs

  18. Boa Tarde, tenho uma Shih Tzu de nome AMY que resgatei a pouco tempo, porém ela já é idosa, levei ela pra dar banho e o veterinario me disse que ela tem em torno de 9 anos, ela não possui NENHUM dente na parte da frente da boca somente os caninos e os do fundo, e também tem um pequeno tumor na gengiva entre 2 dentinhos 😦 como fazer para ajudar ela na alimentação? costumo molhar a ração com agua morna mas eu coloco bastante água e depois eu tiro a ração já molinha pra ela comer… estou fazendo certo?

  19. ola gostei muito do site minha shi tzu tem 5 meses e hoje ela pegou a coberta fui tirar da boca dela e a presa dela ficou pendurada saiu pouco sangue e sera que era a definitiva to preocupada e com do pois esta pindurada n caiu

  20. Boa tarde, tenho um shih tzu de 3 meses,vai fazer 4 meses dia 25 de novembro e percebemos que ele não esta querendo comer a ração, só quando molhamos, será que já o dentinho ou ainda é cedo pra isso? estamos preocupados!

  21. Meu é uma mistura de shitzu com York shire,ja trocou todos Dentinhos e nasceram os permanentes,só que a maxilar inferior é mais pra frente do que superior.Isso é uma característica das raças ou um defeito?

  22. Ola, Tenho uma shihthu de 7 meses, fez dia 10…. Esta com dois dias que nao se alimenta beem… Vi nesse dois dias que ela estava com bafo podre, ela nao deixou olhar a boquinha dela… Hoje eu olhei e vi seus dentes molares e pre molares com uma sujeira…. Sera que ela vai trocar esses dentes ou devo levar ao vet para examina la

  23. Ola. Excelente Blog desde q ganhei minha shitzu passo por aqui sempre rsrs. Estava brincando com ela no sofa quando vi grudado no meu braço 4 dentinhos, ela tem quase 5 meses. Esta sarando da doença do carrapato e ainda toma os antibioticos, é normal cair 4 dentinhos de uma so vez? Ou pode ser algo ligado ao antibiotico q ela esta tomando? Ela nao apresenta dor e ta comendo q nem um leao mesmo sem os dentinhos rs

    • hahahaha Q fofinha. Olha, na fase da troca de dentes isso pode ser muito comum. Mas se tem relação com o antibiótico, somente uma avaliação médica para confirmar. Pela idade, acredito mais na troca dos dentes. Ótimo q não esteja atrapalhando a alimentação e q já está se recuperando da doença do carrapato, ótima noticia! bjs e mtas felicidades com a sua baby! :*

  24. oi Bia tenho um shih tuz tem 6 meses utimamente ele anda se lanbendo muito entao pecebe que esta sanguando a gengiva dele e tem varios dentes nacendo isso e normal ele fica lanbendo muito os pelos

    • Olá Itamara, o fato dele se lamber podem ser algum motivos como: ansiedade e/ou alergia, veja se há feridas no local. Quanto as gengivas, sim pode ser um sintoma normal na troca de dentes, eles ficam com bafo horrível de sangue rs, mas fique de olho para o caso de ser um sangramento exagerado. Se ainda permanecem as dúvidas, peça ajuda a um vet mais próximo para orientar. Bjs pra vcs :*

    • Olá Emilia, os dentes caninos são um dos últimos a cair, provavelmente o dente quebrado ainda seja o de “leite” e logo fará da troca. Bjs pra vcs :*

    • Olá Aline, essa fase é assim msm. Para essa dificuldade o ideal é amolecer a ração, mas apenas por um período, depois o ideal é manter a ração seca para fortalecer os novos dentes. No mais, temos essas dicas no posts e surgindo novas pode enviar por aqui ou pelo facebook. Bjs pra vcs :*

  25. Olá Bia!Tenho uma Shihtuz de quase 3 meses…só me tira uma duvida por favor!Todo shihtuz tem os dentes para fora?Só tem como saber isso depois que os de leite caem ?Me explica por favor!Bjsss

    • Olá Patrícia, muito boa sua pergunta. Bom, os shihtzus são cães braquicefálicos e essa característica os condiciona a uma arcada dentária com prognatismo relativo, que seria a parte inferior mais adiante que a superior. Mas existem cães que tem essa diferença é bem mais suave, que quando ficam com a boca fechada quase nem percebe que tem, e outros que o prognatismo é mais acentuado e o cão fica com a arcada inferior mais pra fora e aparente. Geralmente logo na fase da troca dos dentes essa diferença das arcadas já pode ser notada pq faz parte da anatomia do crânio e cabeça deles. E cada shihtzu tem a sua informação genética, mas todos eles terão algum grau de prognatismo sim, faz parte da anatomia dele, o que varia é o quão acentuado é esse grau! Bjs pra vcs :* Manda fotos dessa fofa lá no Face!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s