De que cor é meu cãozinho?

Ah, o shih tzu e sua enorme gama de cores diferentes para a pelagem! Quem não ama? Mas você sabe como é determinada a coloração do pelo?

Nos cães, assim como na maioria dos mamíferos, há dois tipos de pigmentos que determinam a cor e seu padrão de distribuição nos pelos: eumelanin e phaeomelanin. Ambas são variantes da melanina e podem ser alteradas por alguns genes.

Genes? Agora vamos precisar resgatar as aulas de biologia lá do Ensino Médio. Não pule esse parágrafo, será importante pra compreender esse post e os próximos da série! Os genes são responsáveis por determinar as características que cada ser vivo terá, e se ligam em longas cadeias de DNA. Cada ponto dessa cadeia é chamado de locus, e em cada locus há dois alelos que formam o gene.

shihtzu antes e depois

Voltando aos pigmentos… A eumelanin é um pigmento preto. É ela que dá cor a todas as partes pretas de um cão, como pelo, olhos e focinho. Porém, existem genes que podem “tingi-la” de outras cores: fígado (marrom), azul (cinza) ou isabella (uma espécie de bege meio lilás). Nesse caso, TODAS as partes do cão que seriam pretas se transformam numa dessas cores. Por isso, normalmente a cor do focinho é muito utilizada para descrever a cor de um cão. Melissa é um cão de trufa preta, enquanto Lillith, Chloe e Yuppie são, claramente, cães de cor fígado.

A phaeomelanin, por sua vez, é um pigmento vermelho e engloba inúmeras tonalidades, variando da cor do setter irlandês a um creme clarinho, passando pelo dourado, ruivo, etc. Ao contrário da eumelanin, a phaeomelanin afeta tão somente a cor dos pelos, de modo que você não verá um cachorro de nariz e/ou olhos vermelhos andando por aí.

shih tzu antes e depois

Mas e os cães brancos? A pelagem branca é causada por uma falta de pigmentos. Ocorre naquelas áreas do corpo do animal em que faltam tanto a eumelanina quanto a phaeomelanin. Quando afeta, além do pelo, também os olhos e focinhos, teremos um cão albino, com seu característico focinho rosa e olhos azuis ou avermelhados.

Os genes afetam, também, a forma de distribuição dos pigmentos no corpo do cão. E é exatamente isso que explica todas essas mudanças que ocorrem na cor do pelo dos nossos queridos shih tzus! De forma simplificada: às vezes os genes “dizem” pra célula mudar o tipo de pigmento que esta produzindo por um tempo. Assim, à medida que o pelo cresce, ele pode passar de preto para vermelho, pois a célula passa a produzir phaeomelanin no lugar da eumelanin. Depois de um tempo, pode ocorrer o caminho inverso, e o pelo voltar a ser escuro. Observe como a turminha do Shih Tzu Café mudou de cor em diversas fases da vida! Especialmente o Mylow! Já teve marcações bem escuras, passou pelo dourado e atualmente exibe um lindo tom de cinza em grande parte da sua pelagem.

Shih tzu mudando cor

Isso também aconteceu com seu amiguinho peludo? Conta pra gente! E não perca os próximos post sobre o tema.

Ah, e para saber sempre em primeira mão novidades do Shih Tzu Café, não deixe de curtir nossa fanpage!

30 comentários sobre “De que cor é meu cãozinho?

  1. Minha Caju era bem marronzinha quando bebê, porem hoje, o marrom está presente apenas nas pontinhas do pelo, pois o amarelo tomou de conta do pelo por inteiro, assim como a Lillith. Apenas uma diferença, a pontinha da orelha dela tem um contorno de preto, assim como a segunda foto do Mylow.
    Eu tenho uma curiosidade a respeito do cruzamento dessas cores, já ouvi dizer que shihtzu todo na cor de chocolate só pode cruzar com shihtzu todo branco, ou amarelo. Isso é verdade?
    Existe uma combinação de cores para saber a provável cor do filhote?

    • olá, Vinícius!! Sua Caju parece ser bem bonita!
      Sobre cruzamentos visando uma cor específica para os filhotes, o que tenho para te dizer é que são várias as séries de alelos que vão determinar as cores dos filhotes (mais de 10, acredite!). Claro que algumas combinações serão mais fáceis de serem previstas, mas dificilmente você terá total certeza apenas observando os pais. Fique atento que teremos novos posts nessa série das cores, quem sabe não ajuda com as suas dúvidas?
      Volte sempre ao nosso blog! Abraços!

  2. É muito lindinha sim, e agora que descobri vocês, não vou sair do blog 🙂 já mandei recadinho para a página do face até :)… Beijos…

    • Olá, Simone! Obrigada pelo comentário! Você não tem uma foto da pequena? No pedigree vem escrito a cor, caso você tenha alguma dúvida… Pela descrição deve ser uma cor maravilhosa!

  3. Oi Alice! Tudo bem? =]
    Primeiramente, te parabenizo pelo blog pois acabei de comprar meu bebê e está me ajudando MUITO! Seus dogs são lindos e sou apaixonadaaaa pela sua Chloé, uma dessa cor é meu sonho :’)
    Segundo, queria tirar uma dúvida… Meu cachorrinho é beeem novinho, e pelas fotos ele é fígado, meio marrom com o peitinho branco. Tem alguma forma de saber se ele vai ou não mudar de cor?

    Bjsss, Mari

    • Olá, Mariana! Que bom que vc está gostando do blog! Aqui somos seis amigas, cada uma com seus cães. A Chloé é mesmo linda, mas ela é filhota da Thalita Delgado! Minha pequena é a Dina Nina (vc pode saber mais sobre quem é quem acessando “Quem joga a bolinha” e “Quem busca a bolinha”)
      Sobre a cor do seu filhote, normalmente as pessoas afastam os pelos e tentam ver a raiz para prever a cor num futuro próximo. Para futuros distantes, porém, não há nenhuma forma de prever a cor (talvez apenas por um estudo genético).
      Espero que vc volte mais vezes ao blog! Qual o nome do seu filhote? Beijos pra vc e pra ele!

  4. Boa tarde!!!
    Pesquisando sobre a pelagem da minha shitzu (Nany), encontrei seu blog.
    Minha Nany, quando adquiri, os pais dela eram, branco e marron e branco e preto. A minha Nany ficou com o rostinho, patinhas e rabo hege ora marrom e as costas pretas pra cinza. O facinho é preto.

    Sera q isso eh normal e por ter essa pelagem descaracteristica ela dos shitzu????

  5. Minha Panqueca veio branca com partes cinzas
    ela tem 56 dias, e ontem reparei que o pelo dela está indo para um tom de dourado. Todas as partes cinzas estão com tons de dourado na raiz!

  6. O meu tem 4 meses, ele no geral é branco e preto, mas as pontas das patinhas e focinho são marrom, ele parece que ta com a patinha sujinha pois a coloração nessa região é bem leve.

  7. A minha Lili também mudou muito, ela tinha a cabeça bem preta e o resto do corpo marrom com algumas manchinhas branca e agora ela ficou com um tom de cinza escuro com as manchinhas brancas.
    Continua linda, eu queria postar uma foto mas não consigo.

  8. Boa tarde ganhei uma shitzu, mais estou em dúvida entre duas cores, uma shitzu é marrom bem escura com o peito branco e a outra é branca com machas marrom escuro, queria saber se essa shitzu marrom pode ficar igual a choloé? , ou é mais provável que ela fique sólido red? Como faço para colocar uma foto delas pra vocês verem?

  9. Por Favor me ajuda,eu tenho uma shihtzu mas ela e colorida,ele e toda preta com alguns lugares marrons e o peito e branco e abaixo da boca tem uma listra branca nas pontinhas das patas e branca procuro no google e nao acho nem uma foto de shihtzu adulto como ela!
    me ajuda a saber qual tipo de shitzu ela e?

  10. Olá
    Meu shihtzu quando bebê era todo pretinho
    Só tinha as pontas das patinhas brancas
    Bom agora que ele tem um ano e seis meses o pelo da metade da parte de traz da metade do corpinho pra baixo também um tom amarrotado parece pelo queimado do Sol
    O problema e não deixo ele exposto ao Sol ele vive dentro de casa
    Gostaria de saber pq o pelo dele esta assim
    É o que eu devo fazer
    Há propósito a minha vizinha tem um irmão do meu da mesma ninhada mas este sim e todo pretinho um pelo lindo todo Preto sem nada de maron

    • Olá! Shih tzus são caes bastante mutanteS! É super normal mudarem de coloração algumas vezes ao longo da vida, não significa que acontecerá com todos, mas a maioria tem esses momentos. Eu acho um charme! Beijos!!

  11. Bom dia, a minha tem o focinho preto e é cinza escuro com as patinhas brancas, nunca tinha visto essa cor, será que muda? Qual cor ela vai ficar?

      • Oi tudo bem!
        Alice, minha shih tzu tem a mesma cor do pelo Yuppie, qual seria a possibilidade se ela cruzasse com a mesma cor do pelo chloé?

      • Tanto Yuppie quanto Chloé são fígado. A cor da pelagem das duas é diferente, mas observe como ambas têm focinho marrom. Essa é uma das características dos cães fígado. Sobre cruzamentos, em geral não se recomenda cruzar dois fígados. Um abraço!

Deixe um comentário

