Qual nome dar ao seu amiguinho?

mel tino yuppie

Quando o nosso peludinho chega, a primeira coisa que nos perguntamos é quanto ao nome que vamos dar. Pode parecer coisa simples, mas o nome significa muito para o animalzinho. Em média, ele ouvirá seu nome 200 mil vezes (mas se a dona for tipo eu, acho que pelo menos 400 mil vezes, rs).

O nome, na verdade, servirá como um comando de atenção e intensificará o elo entre você e seu melhor amigo. Então, que tal pensar direitinho a respeito e procurar um nome bem legal tanto pra você quanto para seu mascote? Então separamos algumas dicas pra você:

1- Dê preferência a nomes curtos. Nomes curtos e de fácil pronúncia ajudam o animal a memorizar e reconhecer o chamado, além de facilitar na hora de chamar. Nomes complicados e compridos cansariam até mesmo o seu peludinho. Gritar por uma ‘Anastáááááácia’ ou um ‘Ermenegiiiiiiiiiiildo’ dificultariam a compreensão e, na hora de uma bronca, até o cão reconhecer seu nome, já teria aprontado.

2- Evite nomes que rimem com outros nomes da casa ou comandos simples. O nome serve para deixar o cão alerta, então você não quer banalizar e fazer com que ele deixe de se atentar quando o chamarem. Assim, se tem uma Camila em casa, ficaria complicado ter uma peludinha Mila, ou se tem um João, melhor não ter um Tufão…

3- Considere a personalidade dele e a sua. Se você é amante de música, tem uma banda preferida, um artista cujo nome possa ser usado para batizar seu cão, vá em frente. Seus parentes e familiares acharão natural e terá sua identidade, além de já ser algo de que você gosta. Mas considere também as características da raça. Já pensou cruzar por aí com um ‘Fera’ e de repente aparece um Yorkshire que cabe no bolso? Ou um ‘Trovão’ e aparecer um São Bernardo cheio de doçura e amor pra dar?

jolie cer lilli

4- Não escolha um nome que ridicularize o cão. Pode parecer brincadeira, mas escolher um nome gozado, que diminua seu amiguinho, não é adequado. Ninguém aqui tá dizendo que o seu peludo vai entender a brincadeira e achar que sofre bullying, rs. Mas a reação das pessoas pode constrangê-lo e deixá-lo triste. Imagina um cãozinho sendo chamado de ‘Balofo’ ou ‘Tiririca’, seria pedir para que estranhos sempre rissem quando ouvissem, e essa seria uma reação percebida pelo seu amiguinho e o deixaria triste.

5- Associe a algo que você goste e lhe dê prazer. Ahh, maior exemplo disso tenho minha Yuppie. Nossa, me dá uma sensação de felicidade ao chamá-la! Ainda temos a Dina (Nina) que é uma personagem de ballet, atividade que a mamãe dela ama e ainda pratica. A relação que você terá com seu amiguinho, esperamos, será muito longa e de extremo carinho. Chamá-lo com vontade e felicidade tornará seu animalzinho mais alegre e trará bem estar à vocês.

6- Evite nomes humanos. Por fim, nossa última dica… Animal é animal, gente. Claro que eles não saberão se o nome é de gente ou não. Mas vocês saberão e ficará ainda mais fácil humanizá-los. Está na essência deles correr, se sujar e se divertir como cachorros que são. Então, deixe de lado ‘Emily’, ‘Maria’, ‘Sofia’, ‘Carla’ e afins… Gente é gente e cachorro é cachorro, combinado?

7- Apelidos são permitidos e eles atenderão! Sim, eles atenderão quando chamados com frequência por apelidos. Inclusive saberão diferenciar quando o nome é chamado para bronca ou para ganhar um petisco, simplesmente pelo seu tom de voz. Aqui na turminha do Shih Tzu Café temos exemplos de apelidos que usam o próprio nome do cãozinho. Cerberus virou Cer ou Cebus, Lillith é a nossa Lilli e Melissa é Mel até para os mais distantes. Aqui em casa eu segui o contrafluxo e, por uma brincadeira do meu sobrinho, Chloé também atende por Clotilde, rs!

chloe my dina

Agora nos contem, como você escolheu o nome do seu amiguinho? Ele tem algum apelido ?

Gostou do nosso post? Compartilha com um amigo que ainda está decidindo o nome do filhotinho dele!

18 comentários sobre “Qual nome dar ao seu amiguinho?

  1. Quando o meu filhote chegou, ficamos muito em dúvida do nome. Levantamos todas as sugestões e fizemos um sorteio: saiu Alvin! No início achei estranho mas agora acho que ele só tem cara de Alvin. De variação msm a gente chama de Alvinho.
    Adoro seu blog! Como são fofos esses filhotinhos daqui!

    • Que bom que você gosta e acompanha nosso blog e nos acompanha! Adorei o nome, meu sobrinho é fã de Alvim – Os Esquilos. A ideia surgiu do filme? Já já aparecerão alguns Theo em função daquele outro esquilinho amigo do Alvim.

      Ah. os peludos daqui se encheram de vaidade com seu elogio e nós que escrevemos com curiosidade pra ver seu Alvim! 😉

      • Thalita a ideia saiu do filme sim! Engraçado é que as pessoas olhavam pra ele, associavam com o personagem e falavam que ele não parecia um esquilo e sim uma coruja! Vou publicar uma foto dele no facebook pra vcs conhecerem ele!

  2. Eu escolhi Kairi pra minha pequena. É o nome de um personagem de videogame e, como eu e meu noivo gostamos de games, caiu como uma luva! A nossa próxima cachorrinha (provavelmente uma sheltie) também já tem nome! Será Kitana, personagem de outro jogo!
    Gosto muito desse blog! Principalmente das dicas de produtos para pelos porque tenho uma invejinha do pelo dos seus cãezinhos ^^

  3. tenho uma lhasa Mayte,ou Tete,ou coconut,fofolete,florzinha princesa,ninute,ela atende por qualquer um a ainda tem nega maluca e meu pai o vô,chama ela de preta gil,a shitzu Penélope,é Pepe.

  4. O Totó saiu da peça “O magico de Oz” que assisti com a minha sobrinha. E o Toddy é porque o nome é parecido com Totó e é relacionado a algo de que gosto. Bjs

  5. O nome Romeu saiu naturalmente quando todos viram a carinha dele. E o nome Megan, minha nova bb, quase assim!! Eu adorava um seriado que tinha uma menina malvada que sempre aprontava com os irmãos (me identifiquei por minha irmã ser assim até hj). Mas com certeza ela vai ser calminha e adorável com todos!! rsrsrs

      • E pior que ela é mesmo, desde que nasceu!! Ela saiu do bercinho sozinha e com 1 mes se escondeu atrás do guarda roupas! rsrsrs A dona da mãe dela a chama de independente! Mas prefiro pensar que ela vai ser calminha :p dia 06/08 vou buscá-la. ❤

  6. Gostei d+ do blog, vcs estão de parabéns..
    Tenho duas Shihtzus, uma se chama Amora e a outra se chama Caju(era o apelido da minha namorada).
    Com o passar dos tempos, minha namorada começou a chama-las de Julhinhas(não me pergunte o pq) kkkkkkkk.. Nós tentamos sair do tradicional, porém Amora é bastante utilizado, mas Caju, nunca ví. Acho que vamos continuar com nomes de frutas, acho legal, combina com essas fofurinhas. Elas têm Instagram.. @amora_shitzu e @caju_shitzu (com apenas 1 letra “h” mesmo). Visitem-nos. beijos e sucesso

  7. Aqui em casa meio que estipulei uma regra.. todos o pegs tem, ou tveram nomes curtos e com alguma silaba tonica fote pra eles entenderem maks facil. Tenho um lhasa macho que se chama Cookie .. coloquei esse nome, porque quando ele era pequeno, ele era bem marrom, agora ta cinza kkk meu Shihtzu se chama Louie ( fala Luuí) coloquei, porque acho um nome fofo, minha amiga queria que ele se chamsse Charlie, mas achei muito grande kkk tive varios hamster e porquinhos da india( foram pro céu dos pets, mas sempre estarao em meu coracao), todos de nome curto (parece toc kkk) Luna, Lucky, Haru, Mia, Ezio, Lilith, Tip…

  8. Olá…acabei de conhecer o blog e amei…tenho uma york chamada Pitty, e estou ansiosa para a chegada da minha shitzu…ela ainda vai demorar um pouco pq nasceu no domingo dia 27/07, mas não vejo a hora…pensei no nome Princesa (na verdade meu filho escolheu) mais adorei Amora e Mayte…vou falar com ele amanhã…beijos

    • Manuele, que bom que vc gostou do blog! Volte sempre por aqui que sempre tentamos por novidades e assuntos interessantes. Quanto ao nome, gosto de todas as opçoes. Mas olhando pro rostinho da peluda, você naturalmente escolherá algum.

      Aproveita enquanto ela ainda não chega e dáuma lida nos posts amtigos que temmuita coisa para peludinhos pequeninos.

  9. Ola eu tb tenho uma peludinha em casa. Eu e minha filha adoramos o seriado Gilmore Girls (Tal mãe tal filha) nesse seriado tem a cozinheira q é uma fofa e mto meiga a Sookie adoramos ela tb.
    Então decidimos que nossa peludinha chamaria Sookie.
    Ah, a Sookie do filme é casada e o marido dela se chama Jackson, minha filha deu um bichinho de pelucia q é um hipopotamo para minha peludinha advinha o nome q demos pra ele ? Jackson!! é claro
    E nossa Sookie adora brincar com o Jackson.
    E nos amamos ver os dois felizes!!! ❤ ❤ ❤ ❤

  10. Meus deus. Como sou viciada neste blog kkkkk
    Tenho dois filhos Shih Tzu. Melissa (Me ou ‘MeMe) com 3 meses e seus 2kg de pura beleza kkkk e Bobby (o príncipe ou gordinho) com seus 8 kg de fofurice 🐶❤

Deixe um comentário

