Protegendo seu cãozinho na Copa

A Copa do Brasil chegou! Hora de torcer, de enfeitar a casa, de festejar com a família… Mas um momento tão divertido pros humanos pode ser aterrorizante pros cães, graças aos fogos de artifício. Com esses primeiros jogos, você provavelmente já conseguiu observar como seu filhote se comporta.

A maioria dos cães fica bem assustada com o barulho e os clarões no céu. E os donos muitas vezes reforçam esse comportamento, ao mimar ainda mais o cãozinho assustado, pegá-lo no colo durante as crises, falar com voz de bebê, etc. O que pode parecer uma boa idéia, na verdade é bem prejudicial, pois o animal passará a associar medo a carinho, e aí será mais difícil controlar a situação. E atenção: também não adianta punir o cachorro!

medo de fogos

Mas o que posso fazer para ajudar meu amiguinho?

A prevenção é sempre o melhor remédio! O ideal é tentar dessensibilizar o cachorro, ou seja, expô-lo gradativamente aos sons assustadores enquanto a vida segue normalmente. Em outras palavras: você pode gravar os barulhos que assustam seu pet (ou buscar na internet) e colocar baixinho para ele ouvir. Enquanto isso, você age como se nada estivesse acontecendo, ou então procura envolver o cão em alguma atividade que ele goste, como buscar a bolinha ou comer um petisco. Faça isso diariamente, aumentando aos poucos o som.

Lembre-se que o aumento do volume deve ser bem lento, então o ideal é começar o processo de dessensibilização com várias semanas de antecedência. E se, em algum momento, seu cão se mostrar assustado ou nervoso com o barulho, reduza o volume, para não correr o risco de perder todo o progresso obtido.

Não consegui dessensibilizar meu cachorro. E agora?

Nesse caso, você pode usar técnicas para minimizar o problema. Em dias de jogos, procure deixar as janelas fechadas, se possível com cortinas grossas, cobertores ou até mesmo um colchão para abafar o barulho. Deixar um ventilador ou aparelho de ar condicionado ligado ou uma música suave tocando também ajuda a mascarar o som dos fogos.

É interessante, ainda, oferecer um local onde seu cão possa se refugiar. Pode ser a caixa de transporte (mantendo a porta aberta), uma casinha, embaixo de uma poltrona, uma cabana ou qualquer outro lugar em que seu bichinho se sinta seguro.

Tranque bem todas as portas e janelas, para evitar fugas. E vale a pena colocar uma medalhinha (plaquinha de identificação) com o nome e telefone no pescoço do seu cão, pois é sempre melhor prevenir – e ainda vai facilitar a recuperação do seu filhote caso, mesmo com todas as precauções, ele consiga escapulir.

foto 1

Retire objetos perigosos do ambiente, como aqueles de vidro ou pontiagudos. Jamais deixe seu cão preso em uma corrente, pois num momento tão estressante ele pode acabar se enforcando enquanto tenta se proteger. Aliás, se for possível, permaneça com seu animalzinho durante os jogos, para que ele não fique sozinho.

E o mais importante: mostre-se confiante diante dos barulhos. Os cães são mestres em linguagem corporal, e ver o dono calmo vai ajudar nesse momento! Assim, a Copa se torna agradável para você e seu melhor amigo!

shih tzu cafe na copa

Anúncios

4 comentários sobre “Protegendo seu cãozinho na Copa

  1. Gostaria de levar a minha Meg pro próximo jogo na casa dos meus amigos a maioria deles conhecem ela, e ela é muito carinhosa com eles então acho q seria uma boa experiencia.. o problema é que eles gritam muito e usam muitas cornetas q fazem muito barulho, mas ela não se importa muito, mas gostaria de saber que pode fazer mal a audição dela? muito obrigado, amo esse site.

    • Oi Nayara! Obrigada pelos elogios, ficamos felizes de saber que vc gosta tanto do blog!
      Sobre sua dúvida, penso assim: a audição dos cães é bem mais sensível que a nossa… Mas se vc diz que sua Meg não se incomoda com o barulho, nem com a bagunça das comemorações, acredito que não tenha problema levá-la com vc. De qualquer forma, é bom levar as coisinhas dela, assim ela poderá ficar na caminha caso se assuste com o barulho
      Não acho q barulhos num nível normal cheguem a fazer algum mal, vão apenas incomodar mesmo. Agora se for um nível de barulho extremamente alto, é melhor deixar a pequena em casa!
      Depois nos conte como foi! Bom jogo pra vcs!

  2. Aqui em casa nada funcionou! Fizemos um isolamento acústico num quarto e janela anti ruído. Mas é o fim esse barulho todo! Imperdoável!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s