Os cães sentem frio?

Com o fim do outono e a proximidade do inverno, além dos indícios de um frio rigoroso (para algumas cidades), as pessoas começam a se preocupar com seus filhotes e essa mudança drástica na temperatura. Mas a resposta é bem simples: os cães sentem frio, mas não como nós, humanos, sentimos. Para entender a lógica: a temperatura do corpinho deles já é bem diferente da nossa, uma média de 38ºC ou 39,5ºC, enquanto a nossa é de 37ºC. Essa variação na temperatura interna, que reflete na sensibilidade ao frio, está diretamente ligada à raça e à pelagem de cada animal. No caso dos shih tzus, que possuem uma densa camada pelo e subpelo, o inverno é um clima mais agradável. Esse subpelo ajuda manter a temperatura do animal constante e funciona como uma proteção extra natural, o que evita a perda de calor e ameniza a sensibilidade quanto ao “sentir frio”. Diferente dos cães com pelagem curta, que tendem a sentir mais frio.

Mesmo alguns cães preferindo esse clima mais fresco, é primordial não abusar e ficar atento à friagem e aos desconfortos causados por ela. Algumas atitudes como dar banho somente de dia e se certificar de que seu cãozinho esteja realmente sequinho, além de evitar passeios logo após os banhos (mesmo que o pelo esteja 100% seco) ajudam a minimizar o impacto da friagem. O ideal é manter a caminha com um edredom bem quentinho para dar mais conforto nos dias mais frios e colocar algum isolamento térmico embaixo da casinha ou da caminha, como um tapetinho emborrachado (ou até mesmo folhas de jornal). No caso das roupinhas, elas são bem vindas se usadas sem exageros, sendo ótimas para cães de pelagem curta, para proteger da friagem. Já o uso cachecol eu não aconselharia, a gente sabe o quão agitados são nossos peludos! Assim, pode ser uma peça perigosa. Lembre-se de evitar a exposição dos pets a chuvas e ventanias e tente organizar os passeios para horários mais amenos, como o horário entre 11h e 15h.

A atenção com o frio deve ser redobrada com cães filhotes e com os idosos que, por serem imunologicamente mais debilitados, são mais sensíveis a uma série de agressões externas. Fique atento também aos riscos e aos sintomas da gripe canina, que são: tosse seca (como se ele tivesse engasgado), coriza, secreção nasal e perda de apetite. Se você notar algum dos sintomas, procure o veterinário.

A equipe Shih Tzu Café já está pronta para receber o inverno e enfrentar os dias mais frios!

inverno stcafe

Anúncios

5 comentários sobre “Os cães sentem frio?

  1. Adorei o post, é muito importante cuidar de nossos bebes neste frio, a minha está se acostumando a dormir na caminha ❤ Meninas, eu gostaria muito de entra em contato com alguma de vocês é possível?

    • Oii Aline! Q bom q gostou, essa época do ano é uma dúvida de muita gente ;). Sobre a caminha, já já ela acostuma, sempre q a encontrar no chão, leva ela pra caminha, msm q ela saia 5 min depois (pq eles amam uma barriguinha no chão rsrs). Quanto a falar com a gente, é como a Fla falou, estamos à disposição no fb através da nossa fanpage ou no perfil pessoal. Curta nossa Fanpage e acompanha nosso blog, tem muita coisa legal compartilhada :* bjs

  2. Boa noite , tenho um shitsu macho e moro em Alagoinhas- Ba , e quero saber se tem problema ele dormir direto no chão , porque não gosta de dormir na caminha!

    • hahahaha Adriana! Eles ADORAM dormir com essa barriguinha no Chão!!! Problema apenas quando os dias são frios, mas imagino que não seja esse o caso. Eles gostam desse geladinho. Se ele sentir frio, com certeza irá procurar a cama dele ou um lugar mais quentinho! Super normal! Bjs pra vcs :*

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s