Enriquecimento ambiental

Todo mundo sabe que os cachorros precisam gastar energia. Deixar o bichinho sozinho o dia inteiro e esperar que ele se vire enquanto você está fora é a receita pra ter um cão estressado, entediado e disposto a fazer todo o tipo de arte, como roer os móveis, rasgar o sofá, desenrolar o papel higiênico e tantos outros hábitos nada agradáveis.

20140318-181539.jpg

Assim, enquanto estiver fora, que tal usar técnicas de enriquecimento ambiental? Garanto que o peludo ficará muito mais feliz e equilibrado, terá uma energia mais calma e a convivência familiar se tornará cada vez mais gostosa.

O enriquecimento ambiental consiste em simular situações que proporcionem estímulos físicos e mentais semelhantes aqueles que o cão encontraria caso ainda vivesse na natureza. Calma! Isso não significa que você deverá trazer a floresta para dentro de casa! Você deve apenas deixar o local onde seu bichinho vive menos óbvio, de modo que ele enfrente algumas surpresas diárias enquanto come, brinca e aguarda sua volta do trabalho.

Que animal não adora brinquedos? Varie os brinquedos disponíveis – cães gostam de novidades! Use cordas para amarrar bolinhas/pneuzinhos/gravetos no alto, de modo que fiquem pendurados e balancem quando o cão for puxar. Use brinquedos de “busca”, ou seja, brinquedos escondidos dentro de outros brinquedos, que o cão precise retirar se quiser usar.

image_1

E na hora da alimentação? Oferecer a ração em potinhos é simples e cômodo para o dono, porém não estimula em nada o animal. Já pensou em esconder os grãos de ração pela casa, e deixar que o peludo saia à “caça” quando estiver com fome? Isso sim é estimulante e divertido! Convém variar os esconderijos, começando de forma bastante simples (ex.: embaixo de uma almofada) e aumentando a complexidade à medida que o cão evolui (ex.: no interior de um brinquedo).

Se você não tem tempo ou disposição para esconder os petiscos todos os dias antes de ir pro trabalho, pode usar brinquedos/comedouros desenvolvidos especialmente para isso, como kong wobbler, pet ball e outros. Com eles o cão precisa vencer um desafio para receber a recompensa. Até mesmo uma garrafa pet serve para esse propósito! Faça furos no corpo da garrafa (deixe sem nenhuma ponta antes de dar para o animal), coloque a ração dentro e deixe seu peludo se divertir enquanto tira os grãos do seu interior!

Se quiser estimular ainda mais o seu bichinho, você pode usar elementos como tocas, caixas e obstáculos espalhados pelo caminho. Ele vai adorar subir e descer rampas, se abrigar dentro das tocas, rasgar as caixas… Sim, é importante deixar o pet ser pet! Como resultado, você terá um animal mais calmo, inteligente e feliz.

image (13)

Curta nossa Fanpage

Anúncios

5 comentários sobre “Enriquecimento ambiental

  1. Quando não consigo sair com a minha cachorrinha a noite por estar chovendo, tiro as almofadas e encostos do sofá e coloco no chão, faço rampa com algumas delas, deixo 2 uma sobre a outra, criando um pequeno circuito para que ela consiga pular do sofá, subir e descer e brinco de jogar brinquedos. Sinto que ela fica feliz quando tem novidades !!! Durante o dia ela só dorme quando fica sozinha, nada a estimula …

  2. Pingback: Pet ball | Shih Tzu Café

  3. Pingback: Síndrome de Ansiedade de Separação (SAS) | Shih Tzu Café

  4. Pingback: É hora de brincar! | Shih Tzu Café

  5. Pingback: Como cuidar do meu cãozinho em apartamento? | Shih Tzu Café

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s