Minha neném ficou mocinha! E agora?

cio

O que é?
Cio! Um dos motivos que faz as pessoas pensarem em não ter uma fêmea. É chato, é sofrido, requer atenção e cuidados. Mas todas as mulheres passam por isso todo mês e não há porque temer algo que nas nossas peludas acontece em média duas vezes ao ano.
Minha grande descoberta sobre o assunto, quando pesquisei para escrever esse post, é que CIO é uma sigla para Ciclo de Intensa Ovulação. Não só as cadelas, como várias espécies de mamíferos, passam por isso.
Diferente do que muitos pensam, os machos não entram no cio e, portanto, estão aptos a procriarem a qualquer tempo. Existe sim a fase da puberdade, mas não indica cio (até porque cio remete à ovulação, conforme eu disse acima, e machos não ovulam).

Quais os sintomas do cio?
O primeiro cio vem quando a cadela entra na fase da puberdade, podendo ser entre o 6º ao 15º mês. Como o período é bem extenso, alguns sintomas podem ser percebidos. Da experiência que tive, antes de perceber exatamente o período de sangramento, notei que elas estavam menos dispostas nos passeios e nas brincadeiras, mais sonolentas e bem mais gulosas. Um dos sinais físicos de que o cio está próximo é o inchaço da genitália da cadela. Por aqui, notei na escovação diária poucos dias antes do sangramento iniciar. As mamas também deram uma endurecida, mas só notei isso influenciada pelo inchaço da genitália. Algumas cadelas não apresentam sangramento propriamente dito, pode ser percebido apenas um corrimento límpido.
Ah, nesse 3º cio da Yuppie percebi que ela tem feito mais xixi e, pesquisando para escrever sobre o assunto, li que algumas cadelas realmente apresentam micção frequente.
As meninas da turminha do Shih Tzu Café tiveram seu primeiro cio em idades variadas. Mel foi a mais precoce, com quase 7 meses. Depois a Chloé, aos 8 meses, Yuppie aos 9 meses e por último a Dina Nina, com 10 meses de idade. Lillith e Jolie ainda são muito novinhas e não chegaram nessa fase!

O cio veio, e agora?
Quando começar o sangramento você deve perceber qual é o fluxo e se há necessidade de usar calcinha, fraldinha ou se é possível deixar sua peludinha sem nada. Elas terão maior vontade de se lamber e, por mais que pareça nojento, é o instinto animal que as faz querer se manterem limpinhas.
Por aqui, apenas no primeiro cio da Yuppie senti necessidade de deixá-la o tempo todo de fraldinha. Já no segundo e atualmente no terceiro, não notei que ela esteja deixando o chão marcado e, como as mantenho com a pelagem comprida, preferi não usar sempre. Apenas para dormir, já que elas tem passe livre para subir na cama.
Com a Chloé, nem no primeiro cio senti a necessidade de mantê-la de fraldinha ou mesmo calcinha, ela teve pouquíssimo sangramento e, quanto menos incomodá-las nesse período, acho melhor.

Qual a duração do cio?
Em média, o cio dura de 16 a 20 dias, mas já li relatos de donas que presenciaram cios mais longos, sobretudo o primeiro. Por aqui, sempre ficou em tono de 8 dias sangrando e os outros dias que, por precaução, conto quase um mês para não deixá-las perto de machos.
Na primeira metade do cio, observa-se um sangramento leve que diminui ou desaparece totalmente em torno do 7º ao 9º dia. Nesse período, a cadela deixa-se cheirar pelo macho, mas não aceita que ele monte sobre ela. Na segunda metade do cio, o sangramento não é mais evidente, embora muitas cadelas ainda possam sangrar. Nessa fase, as cadelas permitem a monta e o acasalamento com o macho. O final do cio é notado pela diminuição evidente da região genital e quando a fêmea passa a rejeitar o macho.

De quanto em quanto tempo ocorre o cio?
Regra geral, o cio ocorre a cada 6 meses, porém isso pode variar para intervalos mais curtos ou mais longos entre os ciclos, girando entre 5 a 7 meses. Em cadelas idosas o intervalo tende a ser maior, porém não existe a menopausa.

O que é o Cio seco? Como perceber?
É mais comum em cadelas idosas, mas algumas ainda em fase jovem apresentam o cio seco. É quando as cadelas não apresentam sangramento durante o cio. Nessas fêmeas, é muito mais difícil identificar o momento certo para o acasalamento. Algumas pessoas, por não perceberem sangramento na fêmea, acham que seus animais nunca tiveram cio. Embora não haja sangramento, os sintomas narrados acima serão evidentes e existirão, de modo que é bom manter as anotações quanto aos cios e ficar atenta ao calendário.

Cadela no cio pode tomar banho e passear?
Ainda que pareça óbvia a resposta, achei melhor incluir, porque encontramos muitas coisas mal explicadas pela internet. Quando estamos menstruadas, não tomamos banhos? Não continuamos com a nossa rotina? Então, as cadelas podem sim passear e tomar banho. O cuidado que se deve ter é com relação ao contato com outros animais.
Se você tem o costume de mandá-la ao petshop, informe que sua peludinha está no cio e peça baia longe de qualquer macho ou, de preferência, aguarde o banho terminar para que não vire um verdadeiro coro dentro da sala de banho e tosa de machos enlouquecidos pelo cheiro que a cadela exala nesse período e os atraem.
Nos passeios, seja breve e cuidado com os cães de rua. (Certa vez, bastou sair do portão do meu prédio que cachorros na esquina, a cerca de 80 m de distância, vieram correndo e latindo! Voltei esbaforida pra dentro e nosso passeio foi interrompido).

foto (1)

É indicado cruzar a cadela a partir de que idade?
Não encontrei ainda nenhum veterinário que recomende a cruza no primeiro cio, então, ATENÇÃO! No mais, ultimamente é recomendada a cruza no 3º cio em diante. Quando o corpo da cadela já está de fato formado.

Posso cruzar minha cadela em todos os cios?
A cadela é capaz de engravidar em todos os cios, porém o ideal é deixar que a cadela descanse no cio seguinte ao cruzamento, já que durante a gravidez, o parto e a amamentação existe um enorme desgaste da cadela e o útero passa por alterações bruscas.

Existe anticoncepcional para cadela?
Sim, existe, mas vai oferecer anticoncepcional por quê? Se não é de seu interesse cruzar sua cadelinha, castrar é a melhor opção. Medicamentos que interrompem o cio existem, porém o uso frequente dessas medicações podem predispor o animal ao câncer e outras doenças do aparelho reprodutivo. A castração, além de evitar o cio e uma gravidez indesejada, diminui consideravelmente as chances de o animal desenvolver tumores de mama e infecções uterinas.


A turminha do Shih Tzu Café não incentiva as cruzas irresponsáveis e feitas por criadores de fundo de quintal. Achamos importante que, se for da sua vontade que sua cadelinha cruze, procure profissionais que lhe orientem, faça todos os exames necessários para não colocá-la em risco, analise os valores que serão gastos com medicações, consultas, e afins. E, antes mesmo da cruza acontecer, se certifique de que há pessoas interessadas e comprometidas com a criação dos peludinhos que nascerão.

Curta nossa Fanpage

Anúncios

15 comentários sobre “Minha neném ficou mocinha! E agora?

  1. Parabéns pelo texto Thalita, muito instrutivo e esclarecedor para as mamães de primeira viagem, ainda estou em dúvida sobre a castração, se meu filhote vai engordar depois, bom ainda não decidi, ,mas fico feliz por ver o crescimento de tuas duas princesinhas , adoro ver todas as fotos da turminha do Shih tzu café , se pudesse teria mais um filhote mas por enquanto não posso, vou curtindo o crescimento do Mick e acompanhando por aqui também, desejando sempre boa sorte e felicidade para cada uma, simplesmente sou apaixonada pela raça shih tzu e também por cachorros. um abraço, Sandra

    • Olá, Sandra! Muitas pessoas dizem que realmente os cachorros engordam depois da castração. Porém, isso não é uma verdade absoluta! Conversei bastante com o veterinário da Dina Nina antes de submete-la a essa cirurgia, ele me explicou que sim, pode acontecer do animal engordar, mas se ficarmos atentos à alimentação dela e aos exercícios físicos (como passeios, brincadeiras de buscar coisas, etc), ela não engorda. Além disso, se vc observar no pacote de ração há uma coluna específica dizendo qual a quantidade deve ser fornecida para animais castrados! E observe que essa coluna sugere porções menores para os castrados em comparação aos não castrados. Converse com o veterinário do Mick, ele vai saber te explicar melhor. Opte pelo que for melhor pro seu bb! Beijos pra vc e pro Mick! Obrigada pelo comentário!

  2. Obrigada Alice, muito bom ter conselhos de quem tem mais experiência! Em outro texto li um comentário para aguardar até 01 ano para todos os órgãos estarem perfeitos, vou conversar com o veterinário também..bjs

  3. Pingback: Falta de apetite, o que fazer? | Shih Tzu Café

  4. Olá, tenho uma amigo que tem uma shih tzu fêmea e tem apenas um ano, o meu tem 3 anos posso coloca-los para cruzarem mesmo com essa diferença de idade? se sim, quem vai para casa de quem a fêmea vai para a do macho ou o macho vai para a da fêmea?

    Att.,

    Luís Felipe.

    • Oi Luis, o tempo ideal para uma fêmea cruzar é a partir do terceiro cio. É necessário um acompanhamento do veterinário. Sobre quem vai para casa de quem é bem relativo, mas geralmente o macho vai para casa da Fêmea pq já é o ambiente natural dela e menos um item para ela se adaptar. A diferença de idade entre eles não influencia tanto, mas 1 ano ainda é mto jovem para um gestação. Antes de tudo peça ao seu amigo q consulte o veterinário da cadelinha e certifique-se sobre as possibilidades e todo o procedimento correto. Abs

  5. Pingback: Como cuidar do meu cãozinho em apartamento? | Shih Tzu Café

  6. Ola tenho machinho fez 1 aninho, ele taradinho, eu to a fim de cruza ele antes de castrar, porem estou procurando namoradinha para ele, ele ta cor figado/branco, tem olhos claro, nariz marrom, nome dele leppe, se conhece alguma femea da raça shitzu, so me procura.

  7. Boa Noite. Tenho uma fêmea de 7 meses. Seu primeiro cio começou aproximadamente dia 10 de dezembro 2015. Desde ontem notamos q tem momentos, qd acariciamos muito ela.ela solta um líquido com um mau cheiro forte. É como se fosse um pingo grande de xixi. O líquido é incolor. Vcs tem ideia do que seja? Grata

  8. Minha Shih tzu de 1 ano e 4 meses entrou pela primeira vez no cio no fim do ano passado, em Outubro, e acaba de entrar novamente. Isso é normal?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s