Por que não comprar um shih tzu “mini”?

Porque isso não existe! Muitas pessoas compram seu filhotinho de shih tzu e, após algum tempo, começam a se perguntar se seu amiguinho é mesmo dessa raça, seja por desvios de comportamento, seja por apresentar uma aparência diferente do usual. A Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC), membro da Federation Cinologique Internationale (FCI), estabelece qual o padrão desejado para exemplares adultos das raças existentes no Brasil.

De acordo com a FCI, o shih tzu está enquadrado no Grupo 9, seção 5, que se refere a cães de companhia de raça tibetana. Trata-se de um cãozinho carinhoso, ativo, alerta e robusto. A altura na cernelha não deve ser superior a 27 cm e o cão não deve pesar menos de 4,5 kg. Aliás, são permitidos exemplares com até 8 kg! E o ideal é que o animal pese entre 4,5 kg e 7,5 kg – ou seja, varia da Mel à Yuppie!

peso shih tzu cachorro

O shih tzu é um cão pequeno, mas não acredite em criadores que oferecem exemplares “miniatura”, “mini”, “micro”, “zero”, “anão”, “teacup”, “imperial”, “toy” e outros adjetivos do gênero, uma vez que nada disso é permitido no padrão oficial! Uma pessoa que comercializa um shih tzu com altura e peso abaixo do padrão certamente está agindo de má fé e contribuindo para a deterioração da raça. Sem contar os inúmeros problemas decorrentes dessa miniaturização, como fragilidade física, problemas cardíacos, respiratórios e até mesmo casos de convulsões.

cernelha shih tzu dina

OK, já sabemos que tamanho o shih tzu deve ter. Mas e o restante?

A pelagem do shih tzu é farta e sua característica mais marcante é a cabeça com aspecto de crisântemo. Aliás, falando em pelos, todas as cores são permitidas e deve haver uma quantidade moderada de subpelo, o que deixa a pelagem com uma aparência exuberante.

A cauda também é peluda e deve ficar portada alegremente sobre o dorso. Assim, com cabeça e cauda empinadas, o cãozinho ganha um ar arrogante e imponente, bastante aristocrático. Já as patas, também recoberta de pelos, são firmes, curtas e musculosas.

Os olhos são grandes, escuros e bem redondos (essa característica, juntamente com o focinho “achatado”, talvez seja a mais conhecida da raça). Olhos mais claros são permitidos apenas em cães fígado. É importante manter os olhos limpos, podendo-se utilizar soluções específicas de limpeza ou soro fisiológico para essa função.

A trufa deve ser preta, admitindo-se o marrom escuro em cães de cor fígado. Fígado de novo? Como assim? Aguarde, já há um post específico sobre cães fígado programado!

Em relação aos dentes, o shih tzu apresenta um leve prognatismo inferior ou tem as arcadas dentárias superior e inferior niveladas – mordedura em pinça ou torquês, borda com borda.

boys

É primordial estar atento a essas informações na hora de procurar um bom canil. Assim, você evita cair nas mãos de “cachorreiros” e outros seres inescrupulosos que, muitas vezes, comercializam animais doentes, miniaturizados, provenientes de cruzas indevidas, etc, visando apenas o próprio lucro.

Mas e se meu filhote for diferente? Não se preocupe. O que faz um animal especial é o amor e o cuidado que você tem com ele. O padrão é importante para evitar a deterioração da raça, mas não deve impedir ninguém de amar seu filhote – nem deve diminuir esse amor.

55 comentários sobre “Por que não comprar um shih tzu “mini”?

  1. Muito bom poder ter informações mais detalhadas da raça!! Vocês permanecem de Parabéns!! Sucesso a todas!!! Te amo Alice e Dina Nina!!!! Excelente observação no fim, ser puro ou não, pouco importa, vale mesmo o amor, mas legal pra evitar sermos vítimas de “golpes”…

  2. Muito lindo o teu texto Alice, muitas vezes fiquei em dúvida para encontrar meu bebê, com promessas de tamanho e temperamento ideais para conviver conosco, mas é essencial aceitar nossos filhotes como eles são, pois cada ser é único e deve ser amado da mesma forma, vejo muitas promessas de venda de shih tzu “mini” e também já fiquei pensando será que me precipitei e escolhi o filhote errado? mas amo o meu filhote a cada dia mais, e é para ele que trago presentes e ele me devolve em felicidade por sempre me esperar todos os dias na volta pra casa, fazendo festa.. Amei ver essas fofuras, dá vontade de abraçar todos! Parabéns, bj

      • Olá quando eu comprei minha bebê eu não entendia nada a respeito.. comprei pois foi amor a primeira vista.. mas ela é anã pesa apenas 2 kg. E também veio com sarna sarcoptica e problemas respiratórios. Agora está com 7 anos é esta super bem de saúde.. mas eu achei que ela não sobreviveria… Pois veio muito doente.. infelizmente tem pessoas que se dizem criadores que cometem esse crime contra os animais. Sou totalmente contra!!!! Porém ela é o amor da minha vida… amei o post pois ajuda muitas pessoas que não entendem o que significa Padrão da Raça. Parabéns

  3. Tomara que cresça então, Alice. Falam que quando castra eles comem e engordam mais, mas o Bidu continua pequeninho hahahaha Vamos ver o que que vai dar, né?
    Beijos pra você e pra Dina Nina!

  4. Boa noite, pessoal do Shih tzu café!
    adooooro acompanhar o blog, volta e meia apareço aqui heheh
    Tenho um bebê chamado Thor, tem 5 meses. Mas estava analisando as fotos dos filhos de vcs, e gostaria que me dessem uma opinião… até já comentei em um tópico do shih tzu fórum.
    Meu menino tem 5 meses e pesa 2,600 kg agora pode ter umas graminhas a mais..digamos que em torno de 2,700 e pouco, pois faz uns 15 dias que pesei. O que acham? Eu e meu namorado seguimos o que indica no pacote da ração Royal Canin para shih tzu filhotes. Mas gostaria de saber qto mais ou menos o de vcs pesava aos 5 meses, sei que varia e cada um é cada um hehe mas só gostaria de ter uma ideia… somos papais de primeira viagem!
    Obrigada. Adoro as dicas de vcs!!!
    Abraços

    • Olá, Natália! Que bom que vc está gostando do blog!! É tudo feito com muito carinho para vocês e seus peludos! A Dina Nina também sempre comeu Royal canin Shih Tzu e, assim como você e seu namorado vem fazendo, segui a ricas o peso de ração indicado no pacote. Aos cinco meses e três semanas ela pesava 3,49 kg. Acredito que o Thor esteja dentro do esperado para a idade dele, pois, como você pode ter observado, a variação de peso permitida para o shih tzu é enorme! Não se preocupe, seu bebe ainda vai crescer e encorpar (a Dina cresceu e só depois foi ganhando massa muscular, por exemplo). Continuem acompanhando o blog! Temos sempre novidades pra vocês!
      Abraços!!

  5. Tenho uma shih tzu de quase 03 anos e 3 kg e meio… A comprei em um canil conceituado com pedigree… Seu “irmão” é do padrão que julgam “normal” e ela ficou pequena… Não a compramos pelo tamanho e ela nem foi oferecida assim… Não podem esquecer que o desenvolvimento pode ser puramente genético… Minha cachorrinha é extremamente saudável… Enfim…

    • Obrigada pelo comentário, Eduardo. O que foi exposto no post se refere aos padrões estabelecidos pela CBKC, não significa que cães com características diversas não sejam saudáveis nem nada disso. A CBKC determina o que se espera de um cachorro que compete, a fim de dar notas e prevenir a descaracterização da raça, mas um cãozinho doméstico pode e deve ser amado independente de toda e qualquer coisa!

  6. Olá, boa noite. Lili, a shith zu fofa daqui de casa, foi uma surpresa. Ela não cresceu. Ficou fora do padrão. Tem 8 meses e pesa 2 quilos e meio. É linda, saudável e muito amorosa. O veterinário que a acompanha já relatou que será difícil arrumar um namorado pra ela, devido ao tamanho.

  7. Meu shih-tzu tem 2,5 anos e pesa 10 quilos. Ele tem um comportamento agressivo com quem é estranho à casa e é bastante agitado. Ele é bastante alfa e toma conta da casa.

  8. Meu Kiko tem 1 ano e 3 meses e pesa 3,6 kg. Tirando o fato de ser um shih tzu alérgico, ele é super saudável, bastante serelepe, carinhoso e bem brabinho tbm 😛 É o pequeno mais lindo e a mamãe e o papai ama muuuuiiitoooo esse pequeno saco de pelo 🙂

  9. Gente amando o site , ajuda muito , fora q e muito bom saber mais sobre os nossos pets , eu tenho um casal e são os meus xodos ! Parabéns por tanto amor colocado aqui !

  10. Olá,

    Estou desesperada tenho um casal de shit tzu lindos que tiveram 5 filhotes e uma femea nasceu muito menor que outros filhotes entao decidimos dicar com ela. Ela hoje tem 1 ano e tenho o tamanho de um York toy é mais magra que um shit tzu também. Ela entrou no cio e cruzou com o pai sem a gente ver quando ouvi os gritos dela grudada com ele. Ela é muito pequena e tenho medo dela nao aguentar a gravidez ou o parto mas nao sei o que fazer! Tem como interromper a gravidez? Ela só grudou uma vez pode estar realmente gravida? Por favor me ajude

  11. Oiee pessoal…eu tenho a Luna com 2,700 klg com 1 ano e 3 meses…tava ate preocupada com isso…mas agora estou mas tranquila!! Vi que tem outros bbs bem titiquinhos aqui…e que saudaveis como a minha! Adorei o blog bjoss

  12. comprei um shitzu macho, branco e preto… e percebi que ele se difere na característica da raça quanto ao tamanho dos olhos… percebi q os shitzus tem olhos grande e arredondados… os olhos do meu cão são menores e puxados (inclusive comprei ele por causa dos olhos… achei bonitinhos diferente dos olhos dos irmão que eram bem grandes)… isso interfere em algo no padrão?
    poderia ser algum tipo de mistura na raça?

  13. Então é um belo texto mais acredito que possa haver sim anão talvez por uma falha genética, comprei um de uma criadora conheci os país do meu filhote e ele era do tamanho dos outros quando oh peguei com 40 dias , porém quando levei ao veterinário para a segunda vacina ele me disse que meu filhote tava muito pequeno para a idade, questionei ele será que ele não é puro mais perai conheci os país .
    E o veterinário me disse que ele era puro sim mais tinha uma falha genética ele será anão e o tempo passou e ele não cresceu hoje ele ta com 1 ano e tem tamanho de um filhote de apenas 3 meses mais é idêntico a um de tamanho normal .

  14. Boa noite. Tenho a mitsue que é fígado, tem apenas uma manchinha na orelha que é marrom. Super meiga e carinhosa está com 7 meses e pesa quase 5kg. Ela tem um cheiro muito forte e normal? A veterinária diz que ela tem um problema na pela que é um tipo de sarna da raça ( não me recordo o nome), disse que é genético, ela se coça muito e me disseram que devo castra lá por dois motivos primeiro que na época do cio vai piorar essa coceira e segundo pq se der cria pode passar para os filhotes. Vcs podem me explicar um pouco mais sobre isso? Amei o post. Bjs

  15. Texto interessante. Parabéns!
    Andava intrigada pois tenho um shi tzu de 1 ano que está enorme, deve estar pesando uns 6 ks. É lindo!!! Meu marido comprou uma fêmea da mesma raça, porém ela está com 5 meses e pesando apenas 2,6 kgs. Será que se trata de um mini???

    • Olá! Provavelmente sua fêmea ficará menor que seu machinho, mas ela ainda tem tempo pra crescer e engordar um pouco antes de atingir a idade adulta!

  16. ola.achei uma shih tzu acredito q tenha uns 4 anos esta pesando 6.200 mais acho ela magra
    tem uns 25 cm de altura e 50 cm de cumprimento.sera que esta no padrao?

  17. Tenho um shit zu de dois anos e ele pesa entre 2,5 e 3kg, isso todo peludinho. Ele come três vezes ao dia. Na época q comprei, me venderam como mini, e ele com cinco meses ainda cabia no bolso do casaco. Tenho pedigree dele d tudo, não fala dele ser mini, não sei se tive sorte, mas ele é nitidamente menor q os outros shit zu q vejo na rua. não sei como essa criadora fez, esperei mais de um ano pra conseguir ele mini, mas valeu a pena,!! Já tentei comprar outro mini, mas ela nunca tem dele pequeno , acabei comprando do grande. Acho que quando a pessoa fala mini, quer dizer um cachorrinho q nasceu muito melhor q os outros. Só isto, mas existir , existe!

  18. Olá! A minha shih tzu tem 2 anos, pesa 3,100kg, tem 20cm de altura e 30cm de largura. Ela não é mini, toy ou etc, mas nao cresceu como os irmaos da ninhada e tem problemas no fígado, não pode comer nada diferente que vomita e sempre comeu ração premier, royal e golden proprias pra raça. Isso quer dizer que ela não é pura?

    Queria muito filhotes dela, por ela ser tao pequenininha e as pessoas se apaixonam por ela. Ela é uma princesa de tao querida e educada e nao late!! Só late nas brincadeiras dela.

    • Olá, Bruna! O fato de sua cachorrinha ter ficado menor não significa que não seja pura, às vezes por questões genéticas os bichinhos ficam menores ou maiores do que os irmãos mesmo (assim como nós, humanos, tem um mais alto, tem um mais baixinho…)
      Porém, é importante ressaltar que há riscos na reprodução de uma cadela assim pequena. Além disso, não se recomenda cruzas caseiras, seria melhor você procurar um veterinário para te auxiliar!

  19. Olá!!!Tenho um shih tzu de 2 anos,ele pesa uns 7.5kg,está comigo faz uns 30 dias a antiga dona não tinha condições de cuidar pois tem outros cães e crianças,ele é fofo saudável é muito higienenico,estou cuidando muito bem dele e sinto que ele me vê como seu amigo de tempo.
    Estou tendo uma certa dificuldade para realizar higiene oral mas acredito que logo ele vai se adaptar à nova rotina de cuidados.

  20. Tenho um shitzu com 41 dias pesa 548 grs o veterinário disse q ele vai ficar muito pqno,ele e branco e preto,q vai chegar a uns 2 kg 2,5 mas q não vai ser tamanho normal,e idêntico a um adulto mas é muito pqno,meus filhos falam q ele parece um rato rsrsr.

  21. Olá pessoal!!! Tenho uma shitzu de um ano, conheci o pai e a mãe antes de comprá- lá, visivelmente normais, grandes…. Mas a minha não cresceu, pesa dois quilos, todos pensam que é filhote ainda, o veterinário disse que está saudável, é lindaaaa, amo ela!!!!

  22. Olá!
    Tenho uma fêmea que está com 3 meses e 15 dias e está pesando 3,1kg, estou achando ela muito grande e gordinha.
    Será que deve ficar muito grande?

  23. Olá, por favor, preciso de ajuda no seguinte ponto, minha cachorrinha sofre de uma coceira na pele, que me deixa muito triste, pois mesmo que se compre loções, ela ainda sofre!!! Vocês podem me ajudar, a usar algo que realmente aja no problema dela???!!! Abraços e obrigada…

    • Oi Carla! Obrigada pelo comentário! Você já levou sua peludinha ao veterinário? O que ele falou? Não podemos prescrever nada para ela, mas existem alguma rações, como a dermaconfort da royal canin, que podem minimizar o desconforto. Evitar perfumes e usar shampoo anti alérgico também ajuda. Um abraço!

      • Olá, primeiramente obrigada pela resposta…minha cachorrinha foi adotada, ela veio com todos os produtinhos que até então continua usando, shampoos, condicionadores, loções, spray, mas infelizmente ainda coça muito, a barriguinha, as patas, fico muito triste com isso…os cuidados são muito intensos, hoje ela será levada ao veterinário, justamente para ter uma resposta médica sobre o caso…vou falar sobre a ração, isso é um ponto que até então, não questionava…!!!Mais uma vez, muito obrigada, pela consideração em responder. Beijos.

  24. Olá! Tenho uma shihtZu de 4 meses e meio e pesa 2.650, será que ela vai ser muito pequena? Quanto será que ela atingirá na fase adulta?? Mas ela é perfeitamente normal!!

    • Olá Camille! Sua shih tzu ainda está em fase de crescimento, é normal que tenham um “estirão” mais pra frente. Entre 10 meses e 1 ano ela atingirá a idade adulta! Um abraço!

Deixe um comentário

