Escovação básica

A hora da escovação pode ser um paraíso ou um inferno, tudo depende de há quanto tempo você vem praticando com o seu cão. Quem deseja manter o cão com a pelagem longa não deve esperar os nós surgirem para começar a escová-lo. O filhote deve ser acostumado desde o início a ser manipulado.

A escovação é uma parte da rotina do Capuccino. Assim como comer, passear e dormir, ela deve ser feita diariamente e sempre seguindo uma ordem específica. Eu o penteio deitado de lado. Isso precisou ser ensinado e treinado diariamente, no início era bem trabalhoso. Agora ele fica quietinho até o fim (ou até nos depararmos com um nó mais complicado…).

Para a escovação de um Shih Tzu, ou de qualquer cão de pelagem semelhante, você vai precisar de uma escova de pinos, sem bolinhas nas pontas. Rasqueadeiras não são indicadas para a escovação de cães com pelagem longa, lisa e sedosa. Além disso, não é bom pentear o pelo seco, pode acabar quebrando-o. Um fluido para pentear, silicone para cachorros ou condicionador diluído resolvem isso. Para o topete, um pente fino de aço, ligas de silicone e lacinhos para finalizar.

Nossa rotina mudou um pouco quando o Tino precisou ser tosado. Antes, eu dividia o pelo em duas camadas, a de baixo e a de cima. Com o pelo mais curto, penteio tudo junto mesmo. Para começar, coloco o Capuccino deitado de lado na mesa. Acho mais fácil para pentear e tenho mais controle dele, se precisar. Assim, ó:

Capuccino deitadinho para ser penteado

Capuccino deitadinho para ser penteado

Não precisa começar com o “meu cão nuuunca vai ficar quieto enquanto escovo, nunca vai deitar…”. Pode parar por aí. O Capuccino ficava ALUCINADO quando eu o deitava em cima de alguma mesa, se contorcia igual a uma minhoca tentando sair. Mas, com o tempo, fazendo isso todo santo dia, ele acostumou e agora nem preciso mais segurá-lo muito, só só colocar deitadinho que ele fica até terminar o lado que estou penteando.

Costumo borrifar algum produto para facilitar a escovação. Ultimamente, tenho usado o Body Fluid, da Pet Smack, o Fluido Desembaraçador, ou o Spray de Argan, ambos da Pet Society. Também uso muito aquele Charming Gloss (importantíssimo testar se seu cão não tem sensibilidade antes de usar um produto que não seja de uso veterinário!). Começo pela pata traseira do Tino e vou “caminhando” em direção ao pescoço. Se encontro algum nó, troco a escova por um pente e desfaço o bololô com ele. Muita atenção para as patinhas, elas embolam fácil! Quando termino um lado, coloco-o deitado para o outro lado e repito o o que fiz no outro.

Hora do topete e dos bigodes!

Hora do topete e dos bigodes!

Após escovar o pelo do corpo, hora da cabecinha! Ele se deita de barriga para baixo e finalizo a escovação prendendo os pelos da cabeça, para fazer o topete. Nisso, o comando “Deita!” foi uma mão na roda, viu. Faço duas chucas, uma na frente da outra, e prendo as duas com uma terceira liguinha.

Assim que prendo o topete dele: junto esses dois rabinhos em um só!

Assim que prendo o topete dele: junto esses dois rabinhos em um só!

E fica assim!

E fica assim!

Coloco o lacinho por cima desse topete (três voltas) e aproveito para pentear o bigode. Nessa hora ele já sabe: lá vem petisco! Procuro sempre dar um agrado para ele depois de escová-lo como recompensa pelo bom comportamento. Como o petisco faz parte da nossa rotina, ele sabe que sempre vai ganhar e espera calmamente pela hora certa. E todo mundo fica feliz! Resultado final:

Petisco!

Petisco!

Esclarecendo: essa é a forma como faço com meu cachorro. Não sou profissional nem nada do tipo, apenas faço as coisas dessa forma e, com ele, funciona. Que tal tentar com seu peludo ou sua peluda?

22 comentários sobre “Escovação básica

    • Vai insistindo que já já a Duda aprende a ficar quietinha! Uma dica: dá sempre um petisquinho no final, com o tempo ela aprende a esperar por esse momento. E tenta fazer tudo na mesma ordem, essa regularidade ajuda nossos peludos a saberem o que esperar, e faz com que se acostumem mais rápido!

  1. O mick é bem difícil de deixar fazer “chuca” não quer nada na cabeça desde pequeno, e de uns tempos pra cá nao está mais gostando de ser escovado, mas insisto para que ele entenda e que é o melhor para ele, deixar os olhos com a visão mais clara e os pelos cresçam saudáveis.Obrigada pelas dicas ! bj, Sandra

  2. Pingback: Penteados passo a passo: Trança | Shih Tzu Café

  3. Pingback: Penteados passo a passo: Coroa de flores | Shih Tzu Café

  4. Olá Anna,

    Li este post logo que você postou e sinceramente posso dizer que você foi responsável pela grande mudança de rotina aqui em casa, sou muito grata.

    Quando o Théo chegou era muito pequenininho, 38 dias,( hoje está com 5 meses) pois infelizmente a dona da mãe precisou fazer uma viagem e tinha que entregar os filhotes logo, enfim saiu de junto da mãe muito cedo. Antes mesmo de ele chegar eu já tinha lido varias coisas sobre escovação de shih tzu (que passam a mensagem de uma forma que parece ser muita fácil, mas…)e fui logo comprando os matérias necessários, escova, pente e etc… Sempre achei que com a minha correria não teria tempo de fazer a escovação todos os dias como é recomendado, mas que faria sempre que possível. Pois bem, chega meu bebê e ainda tão pequeno que não necessitava de escova-lo pois o pelo ainda era bem curtinho, mas mesmo assim eu tentava. Depois de umas semanas começou nosso tormento, o Théo não aceitava a escovação de maneira nenhuma, se contorcia, corria quando via a escova, e chegou até a rosnar e nos morder(eu e meu marido), para dar banho então, aff era um pranto, e começei a ficar tão desesperançada e chateada, achava que o Théo era a ovelha negra dos Shih Tzus do mundo todo, sério era um tormento e eu ficava super estressada.Quando o bendito bigode começou a crescer então, nossa foi desespero total, ele não deixava fazer a chuca de maneira nenhuma.

    Mas… num dia iluminado, recebo no meu email o seu post, hehe. E logo que li, fiz aquela cara de que você falou, ” O Théo nunca, nunquinha, deixará eu fazer isto, e ri demais com o seu texto logo abaixo citando exatamente meu pensamento, rsrs. Pois é li até o final e me senti tão confortada em saber que o meu bebê não era o único, mal criado da raça e que outras já passaram por está fase tão cansativa.
    Pois bem, este abençoado relato me deu forças e coragem( pois eu precisava muito de coragem todas as vezes que tentava, rsrs) e continuei insistindo, dias e dias, e ele foi melhorando… até que um certo dia, haha, eu consegui terminar a chuca e a escovação sem levar nenhuma mordida ou escultar nenhum rosnado, hahahahah, que alegriaaaaa! até acordei o meu esposo para mostrar como ele se comportou bem e como a chuca estava lindaaa(hoje sei que nem tanto assim, mas para a ocasião era a melhor que eu já havia feito,kkkk).

    Continuei a jornada e cada dia ele ia aceitando melhor e melhor até que enfim hoje posso dizer que o Théo é u Lord Inglês, kkkkk, é assim que digo após terminar a escovação, pois se comporta tão bem que, fico rindo sozinha lembrando de como era antes e meu desespero.

    Te agradeço muito, pois sua mensagem fez muita diferença aqui em casa na relação entre o Théo e eu, lembrei de escrever isto aqui pois ontem meu esposo estava peguntando se não estava na hora tosar o Théo e também cortar o Topete e eu disse que não queria, ele argumentou que se irrita todas as vezes que alguém confunde ele com uma fêmea por causa das chucas e eu disse que isto não era problema para mim, e no final das contas ele me disse “É, não vamos cortar não, pois já notei que isto virou sua terapia, cada dia fica mais feliz fazendo estes pompons, rsrsr” Realmente eu adoro faze-los todos os dias, e devo isto a você.

    Obrigadaaaaa! e Lambeijos

  5. Pingback: Penteados passo a passo: Copa 2014 | Shih Tzu Café

  6. Pingback: Resenha Thermo Active Argan Complex | Shih Tzu Café

  7. Pingback: Nós: problemas e como tirá-los | Shih Tzu Café

  8. Pingback: Organizando os lacinhos do peludo | Shih Tzu Café

  9. Pingback: Tosar na máquina estraga o pelo? | Shih Tzu Café

  10. Pingback: A importância da hidratação  | Shih Tzu Café

    • Oi, Angelita, você encontrou a escova? Qualquer escova que não tenha pinos serve. eu comprei uma das minhas em um pet shop de bairro mesmo, e outra com vendedores do facebook, mas eles não estão importando mais.

  11. Olá, após aplicar esse spray desembaraçador e escovar é necessário secar o cachorro? Como o banho é uma vez por semana e a escovação é diária, posso aplicar o spray com o cachorro sujo né? Obrigada pelo seu post, eu estava até pensando em tosar meu Teddy mas agora eu vou insistir e vou conseguir.

    • Olá, Viviane! Não é necessário, é como se você passasse um creme para pentear ou um desses óleos finalizadores no seu cabelo. Você não deve aplicar demais, não é pra molhar o pelo, só pra ajudar na escovação. Esse momento de interação com nossos companheiros é ótimo, e não precisa ser sofrido! Insiste sim com o Teddy, vai dar certo! (:

Deixe um comentário

