Faça você mesmo – fantasia de Sininho!

Primeiro eu tinha decidido que cachorro era cachorro e que não as fantasiaria de nada esse ano, que nem ano passado. Mas então uma associação que resgatou animais de um caso super delicado (e que num post extra no final de semana eu vou contar direitinho pra vocês) resolveu fazer um bloquinho de rua para os peludos pularem carnaval. Pronto! Achei justa a iniciativa e um bom momento para me divertir com as minhas fofurinhas. Mas então, elas precisariam sim de uma fantasia e já estava em cima da hora e não conseguiria encomendar nadinha para chegar a tempo. O jeito foi fazer eu mesma e ter, além de toda a euforia, o gostinho a mais de dizer “Ahhh, você gostou? Obrigada, eu quem fiz!” – coisa de mãe boba. Então, tesoura à mão e criatividade no papel. Quem quer uma sininho/fadinha por ai?

Você vai precisar de:

  • 1,5 mts de filó fino verde claro
  • 0,5 mt de filó fino verde escuro
  • 0,5 mt failete verde  (mas pode ser cetim liso)
  • 0,50 mt de organza brocada com arabesco (na foto é o tecido verde claro com detalhes branquinhos)
  • 0,50 mts de tecido verde escuro com paetê micro (não sei o nome, me desculpem, rs).
  • 1mt de fita enfeitadinha verde
  • 1,5mt de fita de cetim nº09 verde
  • 0,50mt de fita de cetim nº 05 verde
  • 0,20mt de velcro 20mm
  • Tesoura para tecido
  • Cola de silicone líquida (não é a que usamos com pistola)
  • Asinha de meia (comprei pronta, de humanos mesmo, mas dá facilmente para fazer se você não encontrar).
  • Agulha e linha de pesca (pode ser linha normal, mas minha amiga indicou essa e eu acabei usando)
  • Strass e/ou paetês

(ao todo para fazer a fantasia, gastei R$ 27,90)

material

Vamos começar?

Primeiro é interessante pegar uma roupinha que dê no seu peludo normalmente. Não, não sou costureira (sou advogada, pode acreditar, com algumas habilidades manuais – aproveita e dá um pulo na aba “Quem joga a bolinha” e conhece um pouco mais todas nós) e não saberia fazer tirando medidas.

*Caso você não tenha, sugiro pegar o “molde” da minha e desenhar num papel e ir tentando achar o tamanho do seu dog.

vestido molde

Então, com a roupinha em mãos você desenhará a parte de cima (o corpo, camisetinha) no failete tal como na foto. Importante lembrar que você deve deixar em média dois dedos a mais para todos os lados, pois faremos uma bainha. Pode cortar na linha desenhada. Um conselho que eu dou é tentar fazer o mínimo possível de cortes nas fantasias. Assim serão menos pedaços para colar e/ou costurar.

roupinha em cima do tecido

Dai é hora de fazer a bainha. Aqui a pressa era maior e a fantasia só seria usada uma vez. Então, prefiro usar cola em tudo o que dá, a ter que fazer costura à mão. Mais a mais, a bainha fica perfeitinha. Você irá dobrar duas vezes respeitando o limite do tamanho que dará no peludo. Assim, lembra que deixamos a margem de dois dedos? É essa margem que você dobrará (eu dobro duas vezes para não ficar desfiando. Então, duas dobras de um dedo cada). Passa cola e vai grudando.

foto

Após preguei o velcro onde a parte do corpo iria se encontrar no peito da Yuppie. Também usei cola. Um dica, para não perder material, lembre-se que um lado do velcro ficará por fora e outro por dentro. (Difícil explicar, mas simulem antes de colar e entenderão o que eu tô falando). Na foto fica fácil entender.

foto (1)

Quis deixar o corpinho mais lindinho e arrumado e então comprei o tecido que chamei de “tecido verde escuro com paetê verde”. Esse tecido é bem fininho e foi a única parte da fantasia que me fez usar a agulha. Costurei em cima do failete apenas na parte que ficaria em cima e apareceria. Já aproveitei e quando passei nos ‘ombros’ já costurei também a fita de cetim nº05 que vai ser as alças da fantasia. Antes de se livrar da agulha e linha, já meça direitinho o tamanho que a alça precisará ficar e costure na outra extremidade da peça.

foto 1 (2)

fitas costuradas

Pronto! Já começamos a ver forma e a se empolgar, né mesmo? Quando cheguei nessa fase me deu alívio e ânimo de continuar.

Peguei a asinha de humanos (que me esqueci de fotografar, mas arranjei foto na internet para vocês, não me briguem! A minha era igualzinha a da foto, sendo que sem os detalhes na asa, ela era lisinha) e tirei com alicate a parte maior da asa. A parte menor é do tamanho ideal para a Yuppie. O que na foto ficava de cabeça para baixo, virei e ficou de cabeça para cima. Usei o elástico que veio na própria asa, diminui um pouco e passei pela blusinha, tal como na foto.

furos

Agora deixaremos a blusinha de lado e trabalharemos na saia. Pegue o filó fino e dobre todinho como se ficasse igual a um papel crepom enrolado na papelaria. Vamos cortar pequenas tiras de dois dedos em média. Corte todinho o filó, separando as duas cores. É simples de fazer. Eu usei o comprimento da saia como se fosse exatamente dividindo em quatro a largura do filó fino. Vá desenrolando as tirinhas de filó e as deixe como vieram, na largura do tecido dobrada em dois.

filó

Então dobraremos as tirinhas (ficarão quatro pedaços) e amaremos na fita de cetim nº 09. Deixe uns 20cm de cada lado onde terão as tirinhas porque amarrará na barriga da peluda. Aqui, queria enfatizar a cor verde clara, então comprei mais tecido verde claro e para cada três fitinhas de verde clara, usava uma verde escura. Faça isso até achar o suficiente para cobrir a parte de cima da peluda. Não pode haver para baixo, lembre que seu peludo fará xixi.

saia

Depois peguei um pedaço da fita de cetim nº 09 e colei onde apareciam os nós das tirinhas. Ficou um acabamento bonitinho. Fiz primeiro de um lado. Antes de fechar o do outro eu fui fazer o detalhe da saia. Peguei a organza brocada e vi o comprimento da saia de filó. Cortei três folhas q ocupariam todo o comprimento da saia, tal como na foto. As coloquei uma ao lado da outra em cima da sainha de filó e colei a outra parte da fita. Note: a fita de cetim que dará o acabamento da saia já colará também o detalhe que parece uma folha.

foto (2)

Agora vamos colar a saia na parte de cima. Passe cola de silicone na fita que deu o acabamento e cole a blusa por cima. Enfeite com a fita verdinha.

foto (3)

Quase pronta! Eu apenas escondi o feltro q aparecia da asinha que eu tinha comprado com a mesma fitinha enfeitada verde (mas pode ser que você ache alguma pedra ou detalhe que lhe agrade mais – eu adoraria se tivesse frufru verde, mas não contava com essa etapa e não comprei). Preguei ainda uns strass na parte da asinha da fantasia e prontinho!

pronto

E agora, quem ai vai ficar sem fantasia? Corre e deixe seu peludo bem enfeitado para pular o carnaval. O legal da fantasia é que pode seguir os mesmos passos e fazer várias outras, como joaninha, abelhinha, fadinha de outras cores, bailarina (sem asinha). Use a imaginação e não esqueça de nos enviar foto do seu peludinho . Vamos adorar incluir todos no mural de carnaval que postaremos depois.

Vamos cair na folia! “Alá la ô ô ô ô ô ô ô. Mas que calor ô ô ô ô ô ô ô  atravessamos o deserto do Saara, o sol estava quente, queimou a nossa cara. Alá la ô ô ô ô ô ô ô”

Ah sim, ia esquecendo, a foto dela vestindo a fantasia vem depois, quando formos pular carnaval mesmo. Vem com a gente!

12 comentários sobre “Faça você mesmo – fantasia de Sininho!

  1. Thalita a fantasia ficou linda e o passo a passo pareceu ser bem fácil!! Adorei!
    Agora empolguei e vou fazer uma de bailarina pra minha Duda!
    Suas meninas vão arrasar no bloquinho!
    bjo

    • Carol, já fiz a prova nas meninas. Mas quero foto delas toda arrumadinhas e de banho tomado (leia-se: bigodes limpos e super fofões, rs). Dai eu posto aqui e ainda falo sobre a associação que hoje tem mais de 400 animais no canil. =*

  2. Pingback: Faça você mesmo – Lacinhos de Páscoa! | Shih Tzu Café

Deixe um comentário

