Que tal um passeio?

Hoje vamos falar da importância dos passeios diários para nossos pets e para nós. O perfil atual da população brasileira é de residir em apartamentos. As pessoas e, consequentemente, seus bichinhos acabam ficando muito presos a esse ambiente.

Geralmente o que se ouve é que os donos não têm tempo para passear ou mesmo os animais só vão para um passeio para fazer suas necessidades. De certo modo, é egoísmo da parte do dono essa postura. Os bichinhos não pediram para entrar na nossa vida, que tal proporcionarmos uma vida a eles da melhor maneira possível?

Pequenos passeios podem ajudar tanto o dono como o animal. Por que para nós, donos, também?  Porque uma simples caminhada contribui para manter nosso organismo saudável, além de evitar ou diminuir o estresse, melhorar a autoestima, entre outras coisas.

E o mesmo acontece com o nosso pet! Ficar o dia inteiro trancado no ambiente de casa pode deixá-lo estressado e até desanimado. Nunca ouvi relatos de cães que não gostam do passeio, basta pegar a coleira e a euforia aparece. Com os passeios, você irá notar um cãozinho mais feliz e brincalhão, mais sociável e com mais disposição. O passeio ajuda a diminuir a ansiedade e o estresse, o que resulta num cão mais equilibrado.

IMG-20140103-WA0059

Com o passar do tempo, a maioria das pessoas foi adquirindo uma vida agitada e sem rotinas e isso gera a dúvida “ter ou não um pet?”. Posso afirmar que o dia a dia corrido não interfere em nada negativamente, mesmo nos dias em que trabalho 12hs sempre reservo pelo menos 20min para o passeio diário.

Outra opção que está crescendo são os passeadores, empresas que se especializaram em levar os mascotes para uma caminhada cobrando um valor mensal e garantindo o passeio dos bichanos da redondeza. Se você não tiver tempo, essa é uma boa solução.

E os passeios não se restringem apenas as pessoas que moram em apartamentos ou casas sem quintal. Mesmo quem tem um quintal amplo precisa levar seu cãozinho para passear! O fato de estar preso, ainda que com espaço para se movimentar, pode fazer com que o animal se estresse e pode atrapalhar na convivência com outros bichos ou ate mesmo com outras pessoas.

Especialistas afirmam que cachorros cansados são cachorros felizes. Nossa! E como isso é verdade. Cansar seu animalzinho o deixa alegre e saltitante.

IMG-20140103-WA0039

Em resumo, podemos citar que os benefícios de um passeio diário são:

  • Ajuda a evitar o estresse;
  • Exercita a liderança do dono em seu cão;
  • Aproxima o cão do dono, que entende serem amigos e fiéis companheiros;
  • Ajuda a manter a forma física do peludo;
  • Ajuda na saúde, prolongando seu tempo de vida;
  • Tranquiliza o animal;
  • Evita ansiedade, e, por consequência, diminui probabilidade de coprofagia, ansiedade de separação e destruição de objetos em casa;
  • Pode reduzir as brigas quando se tem mais de um cão em casa.

Ainda, devemos salientar que os passeios diários devem considerar a disposição de seu cão. Geralmente, braquicefálicos se cansam bem mais rápido do que demais raças, pois sua capacidade respiratória é limitada. Assim, começar com exercícios diários de 30min e ir aumentando gradativamente é o indicado, além de realizar as caminhadas em horários mais fresquinhos e sempre com água para saciar a sede. No verão deve-se tomar cuidados extras com o horário, pois com as altas temperaturas muitos cães podem queimar suas pantufas no piso quente. Indico que você sinta primeiro a temperatura do chão com seu pé descalço e caso esteja quente melhor não levar o pet ou utilizar sapatinhos apropriados. Sentar no banco da praça já vai entreter bastante seu bichinho.

Por fim, cães que apresentam problemas na coluna ou articulações precisam ter maior atenção e cuidados para que o problema não se agrave devido a exercícios intensos. Leve ao veterinário para uma pré-avaliação e se jogue no passeio diário. Analise seu tempo disponível, reserve uma parte dele para seu bichano, considere sua idade e temperamento e tenha ótimos momentos com seu amiguinho!

passeio

Anúncios

2 comentários sobre “Que tal um passeio?

  1. Pingback: Os cães sentem calor? | Shih Tzu Café

  2. Pingback: Como cuidar do meu cãozinho em apartamento? | Shih Tzu Café

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s