Cuidados diários – escovação dentária.

E passada a euforia e perguntas mais evidentes, vêm as dúvidas quanto aos cuidados que devemos ter com os dentes dos nossos bichinhos.  Mas fique sabendo que diversos problemas de saúde estão ligados à falta de higiene diária na dentição do seu animalzinho e não há nada mais desagradável do que malinar esses fofuchos com mau hálito. Então, perde cinco minutinhos com as dicas que vamos dar (e comenta e elogia e parabeniza o site que a gente deixa, rs).

É bem verdade que cães não têm cárie, mas precisam de escovação diária, sim. Certo mesmo seria escovarmos sempre após as refeições, mas nós do blog somos humanas, trabalhamos, temos uma vida atordoada e muitos compromissos, dai lidamos com a realidade e sabemos que seria impossível administrar essa rotina – mas veja bem, se você está na parcela das pessoas classificadas como heróis, vá em frente e quanto mais conseguir escovar os dentes do seu peludo, melhor e a gente aplaude de longe!

Como tudo na vidinha deles, escovar os dentes é outra questão de costume. Precisamos desde cedo acostumá-los a fazer a higiene diária – por aqui, faço pela manhã cedinho junto com a limpeza dos olhinhos e chuca. Eu indicaria a adotarem uma rotina e deixar sempre no mesmo local e horário, assim eles associam mais rápido e acabam se acostumando.dedeira

Quando ainda eram filhotes, apenas iniciei com a dedeira sem creme dental. Era mesmo apenas para habituá-las a escovação diária. Aqui mando a primeira dica: dê preferência à dedeira humana mesmo (que encontramos em sessão infantil de lojas de departamento ou farmácias), pois são feitas de silicone mais molinho e machucam menos.

Passei a usar creme dental – APROPRIADO PARA PETS, as que são utilizadas por nós humanos fazem muita espuma e contém corantes e outros aditivos que prejudicam o estômago dos animais  – após os 5/6 meses delas e simultaneamente passe a usar a escova de dentes canina. Mas é uma questão de orientação da veterinária e período de troca de dentes do seu amiguinho.

dedeira e escova

A escolha do creme dental é importante, além do mercado pet vir crescendo desgovernadamente (com marcas não tão confiáveis e que não apresentam nenhum benefício) existe diferentes sabores, tamanhos e preços. Importante ver uma que seu animalzinho goste, que sinta prazer no momento da escovação e que caiba no seu orçamento.

Com as ferramentas na mão, hora de começar. É igualzinho escovar dentes de criança, com a diferença de que o cachorro irá apresentar maior resistência no início e de acordo com o seu grau de liderança – tenha paciência, nem tudo está perdido…

Ah, outra diferença importante é que eles não cospem – parece até lógico dizer isso, mas acreditem que se eu não falasse muitos se perguntariam se eles poderiam engolir a pasta de dentes, todas nós do blog passamos pelas mesmas indagações, rs.

passo a passo

Uma vez ao dia já ajuda a retardar o aparecimento dos tártaros, a manter gengivas saudáveis, hálito agradável para as brincadeiras e amassos. É tão importante que, se muito avançada, a doença periodontal pode interferir na mastigação e ainda infeccionar órgãos internos, causando infecções bacterianos nos rins e no coração.

Outro aliado importante é o enxaguante bucal. Existem uns que podem ser adicionados à água do bichinho e outros que podem ser aplicados com algodão direto nos dentes dos peludos. Sou adepta de passar com algodão diretamente no dente das minhas pequeninas, por gostar de adicionar à água três colheres de água de melancia, mas é questão de rotina e disponibilidade. Você só deve ter atenção ao produto comprado e se pode ser utilizado da forma que pretende.

Alguns fatores aumentam a chance de se apresentar a doença dentária em cães como idade e alimentação úmida. Dar preferência à ração seca, propiciar momentos de distração com brinquedos de corda auxiliam no combate aos tártaros. Já vi pela internet até petiscos que ajudam nesse sentido.

Outro ponto importante para nós, donos de shih tzus, é que raças de menor porte têm mais chance de contrair periodontite, pois o espaço entre os dentes é menor facilitando o acúmulo de resíduos e dificultando a higiene bucal.

A formação de tártaro tem que ser removida pelo veterinário, com o cão sob anestesia – e boa parte das mamães e papais temem esse momento. Sendo assim, o esforço extra da escovação regular vai salvar você e seu peludinho de muito mais esforço e despesas mais à frente – por aqui pela minha cidade, o valor médio para um procedimento de limpeza de tártaros varia de acordo com o peso do animal e quantidade de tártaros a ser retirado, ficando entre R$ 150,00 à R$ 400,00.

 após escovação
Cuido do seu animal, ele merece.

Anúncios

7 comentários sobre “Cuidados diários – escovação dentária.

  1. Excelente matéria!
    É um cuidado que muitos esquecem e acham até besteira, mas é realmente importante para a saúde deles.
    E como bem citado, shih tzu tem mais chance de ter problemas, inclusive com pouca idade. Vi no veterinário outro dia um shih tzu com problemas tão graves na gengiva que teria que extrair grande parte dos dentes.. Detalhe, o cãozinho tinha apenas dois anos!!!

  2. Fofinho Moshi! Isso mesmo, os coleguinhas do shihtzucafé incentivam os cuidados diários e a obediência dos peludinhos nesse momento. As fotos ai de cima são de cachorrinhas com idade entre 1 ano e meio e dois e estão com a arcada dentária bem branquinha ainda. Vale a pena manter limpinho!

  3. Qual pasta de dente vcs indicam para o shitzu? Infelizmente não escovo os dentes do meu cão e apos ler o post fiquei muito preocupada, será que ainda dá tempo de salva-lo desses perigos, ele já fez 1 aninho?
    obrigada, cris

    • Olá, Cris! É sempre tempo de começar! Com a Dina Nina uso a pasta C. E. T. da Virbac. Há diversas marcas de pastas de dentes específicas para cães no mercado (que podem ser engolidas), nos mais variados sabores (como bacon, frango, menta, morango, etc). Escolhi a C.E.T. pra Dina por recomendação veterinária, já que é uma pasta enzimática. Vc pode começar agora a escovar os dentes do seu peludo, basta seguir as dicas acima. A Dina no início não gostava de escovar os dentes, mas com o tempo foi acostumando e hj adora!! Boa sorte com seu filhote!

  4. Pingback: Troca de dentes dos filhotes! | Shih Tzu Café

  5. Tenho uma Shitzu de 8 meses. De acordo com,os médicos, não caíram os dentes de leite, precisa passar por uma cirurgia.
    Ando perdida com opiniões variadas dos profissionais da áreas.
    Ela costuma sentir coceiras na gengiva.
    Poderiam me orientar no que diz respeito às prioridades? Está no período de vacinas da leshimaniose. Estão sendo aplicada as doses.
    Posso submete-la a esta cirurgia dentária?
    Grata

  6. Ajudou muito, amei as dicas.
    A água de melancia p mim foi demais sempre quis dar um saquinho p o meu lindinho mas n tinha pensado na melancia,ele vai amar pois toma muito liquido.
    Quanto a escovaçao foi o k vc falou tem produtos n confiáveis e eu estava usando um assim ele não esta gostando. Agora vou consultar a veterinária p k indique um adequado p ele,pois o meu shitzu adora lamber ai tem k ter um bifinho gostoso né.
    Grata pelas dicas
    Mari bispo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s