Voltando à rotina

Ah, o fim de ano! Cheio de festas, celebrações, compras, comidas gostosas… Como não amar? Muitas pessoas entram de recesso e podem passar o dia com seu cãozinho! É uma delícia montar a árvore de Natal, enfeitar a casa e procurar lacinhos, gravatinhas ou bandanas temáticas pro seu animalzinho usar numa data tão especial! Os cães adoram ser incluídos nas atividades familiares e se divertem rasgando o papel dos presentes que chegarem a suas patinhas! Mas chega a hora de voltar ao trabalho e seu amigo peludo vai estranhar. Vai sentir sua falta durante boa parte do dia, afinal ele também já estava acostumado a brincar com você e estar sempre na sua companhia.

Mas calma lá! Não é porque a rotina voltou com tudo que você vai chegar em casa, se jogar no sofá e largar seu amiguinho de lado, certo? Para seu pet não se sentir abandonado, capriche nos passeios, nas brincadeiras e nos carinhos!

Quando retornar do trabalho, não faça festa! Ignore seu cão por alguns minutos para não criar e nem piorar sintomas de ansiedade de separação. Depois desse período, que tal pegar a coleira e levar seu amigo para um passeio na pracinha mais próxima ou até mesmo no quarteirão da sua casa? Ah, mas hoje está chovendo, estou cansado, estou com preguiça, não quero sair… A maioria dos cães adora buscar objetos, e a única coisa que você precisa fazer é jogá-los pra longe que ele trará de volta. Problema resolvido! Desse jeito você não se cansa, não se molha na chuva e não tem desculpa! Só não fazer disso um hábito, já que passeios na rua são imprescindíveis para a estabilidade emocional do seu peludo.

Outra atividade sugerida, que vai uni-los ainda mais, é estimular mentalmente o seu cachorro ensinando-lhe comandos. Ensinar a sentar, pular, rolar, dar a pata é um passatempo muito divertido e vai ser bom pro seu cãozinho se sentir útil recebendo recompensa (petisco) após acertar cada um dos comandos. E como eu faço isso? Você pode procurar vídeos na internet ou pesquisar em livros. Se tiver um pouco de paciência, nós do Shih Tzu Café também vamos ensinar alguns comandos ao longo do ano.

Aliás, falando em ano novo, vamos criar a resolução de nos dedicarmos mais aos nossos animais? Seja um cachorro, um gato, um passarinho, peixe, coelho, tartaruga, o bichinho que for. Você e seu pet só tem a ganhar com isso! E que seja um 2014 maravilhoso para todos nós!

A partir de agora, após esse pequeno recesso, o blog retoma seus atividades normais. Aguarde! Tem posts novinhos programados para esse ano!

image (7)

Anúncios

2 comentários sobre “Voltando à rotina

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s