Vem chegando o verão…

foto 1(8)

Ahhh, o verão está ai na porta, e todos os brasileiros desfrutarão do calorzinho que só encontramos por aqui. Dia 21/12/2013 é aberta oficialmente a estação mais aguardada pela maioria. Vão começar os álbuns nas redes sociais matando de inveja os mortais que não moram em cidades praianas com paisagens lindas e tentadoras.

foto(3)

Mas vamos combinar, nosso país, que tem 7.367km de litoral, com extensa faixa de areia para se expor ao sol, pode se sentir privilegiado, sobretudo se formos ainda analisar questões geográficas no que concerne o clima (tropical na maior área do Brasil), então ‘geral’ aproveita o clima de curtição e pouca roupa e desfruta da estação. Dai, com a geração que se vê pelas ruas, preocupada cada vez mais com o bem estar e longevidade, junto com o verão, é chegada a hora de se preocupar com questões de saúde. Sol e praia nos proporcionam momentos alegres, boas gargalhadas e muita curtição. Acho até que deveriam ser sinônimo um do outro naqueles livrinhos de turismo do Brasil. Mas e os cuidados com seu melhor amigo?

Cães precisam de atenção especial nessa época do ano, não só os humanos. E o que se pensa logo que vem à mente o sol e a praia? Filtro solar! A televisão rapidamente fica cheia de comerciais desse tipo de produtos, os encartes de farmácia nos bombardeiam de opções. Mas e os bichanos? Por sorte, cada vez mais vemos veterinários orientando os donos dos peludos, mas ainda assim, é uma pequena parcela que se liga no assunto.

Alguns simplesmente ignoram e sequer pensam que eles também precisam cuidar da pele, não é porque tem excesso de pelo que estão protegidos do sol.  Para alguns pode soar como exagero, mas cães também podem ter complicações pela exposição inadequada ao sol. Cães com pele e pelagem clara ou albinos, focinho despigmentado, e que ficam expostos ao sol por bastante tempo são os mais propensos a apresentar alguma doença, câncer, por exemplo.

Pela disposição do corpo do animal, os cachorros tem focinho, cabeça, pontas das orelhas e dorso como as regiões mais atingidas. No caso dos shih tzus, ainda pode atingir o rabo – que constantemente fica por cima do corpo. Dai a orientação dos veterinários de aplicar o protetor solar nessas regiões. Aqui, como as minhas duas tem a pele bem clarinha e, consideradas fígado, tem olhos e focinhos claros, desde a primeira consulta fui orientada a passar protetor nelas. A recomendação é de usar produto específico para cães, ainda mais porque a raça apresenta muitas alergias. Mas não há restrição para o uso de filtro solar humano.

A aplicação é simples, o cuidado maior é com as narinas. Ao aplicar o produto, não deixe que entre nas narinas do seu amiguinho. Das vezes que por descuido aconteceu comigo, a minha fofinha reclamou a beça, fungando o dia todo. Nas orelhas não aplico por manter a pelagem da região longa demais e por ser o shih tzu uma raça que tem orelhas baixas. Passo ainda em toda a extensão do dorso que o pelo fica partido e na parte da cauda que fica exposta. Bem próximo aos olhos também aplico, com mais cuidado ainda, pois fica bem exposto quando amarrado na chuca. A consistência é bem parecida com os protetores solar que usamos, e um pinguinho é suficiente para cada região.

Outra dica é procurar levar seu peludinho para passeios em horários que o sol esteja mais brando, caso a folia seja mesmo com o sol a pino, o jeito é não descuidar do protetor solar, lembrar de reaplicar a cada 30min/1h, tentar ficar próximo à sombra para proteção do sol e oferecer bastante água e aproveitar!

Os seus cuidados de hoje significam anos a mais ao lado do seu amiguinho lá na frente! Não vai custar nada perto de todos os momentos que vocês terão juntos pela frente.

foto(4)

Anúncios

3 comentários sobre “Vem chegando o verão…

  1. Além dos cuidados com a pele, vale lembrar que eles não usam tenis ou qquer outro calçado que protegem do calor do solo né???
    Hoje mesmo vi uma mulher andando com a cachorrinha no sol do meio-dia, a cachorra pulava de tão quente que estava o chão. Virei pra mulher e pedi que a pegasse no chão pois a bichinha estava queimando as patinhas,a mulher virou pra mim com cara de paisagem e falou “Se queima o nosso, imagina o deles, né?”. E minha resposta foi: “É, então, pega logo no colo” kkkkkkkkkkkkk ahhhh os sem noção 😦

    Beijos, meninas!
    O blog está ótimo!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s