Água de beber, camará…

Eu quis amar mas tive medo
E quis salvar meu coração
Mas o amor sabe um segredo
O medo pode matar o seu coração

Água de beber
Água de beber, camará
Água de beber
Água de beber, camará
(…)
– Vinícius de Moraes

Motivo de grande preocupação para os donos de cachorros é a quantidade diária de água que deve ser ingerida pelos peludos. Aqui, já me preocupei desde o início, pois meu antigo cachorrinho (um yorkshire) faleceu com complicações nos rins.

Pode ser que você jamais tenha parado para pensar nesse ponto, mas é certo que cães de pequeno porte têm uma certa tendência a apresentar problemas renais. Não somente por excesso de zelo ou – como alguns chamam – por falta do que fazer, o assunto deve sim ser analisado, sobretudo porque seu bichinho está presente no dia-a-dia e faz parte da família e de seu coração.

A água é indispensável para o animal tal qual é para o ser humano. Um cachorro consegue ficar dias sem se alimentar, perder boa parte de sua massa corporal e sobreviver se ainda estiver saciando a sede e ingerindo uma quantidade mínima de água indicada. Mas a perda de apenas 10% do volume de água corporal já faz cessar algumas funções vitais, comprometendo suas chances de sobreviver. Se tem algo que eu me lembro das aulas de biologia é que os rins são considerados órgãos vitais e, o ato de beber bastante água o obriga a manter o seu funcionamento adequado, filtrando impurezas e eliminando substâncias indesejadas do organismo. Outro índice, pasmem, a perda de 15% de água leva o cachorro ao óbito! o.O

Ok, já chega de assustar e amedrontar. Vamos ao que interessa: Qual a quantidade indicada? Alguns fatores interferem na margem normal diária, mas, regra geral, indica-se 1 xícara de chá de água por dia para cada 2,5kg do animal. Ou seja, em média, um shih tzu deve ingerir duas xícaras de chá de água ao dia. Isso se você não tiver uma gorduchinha esfomeada feito eu tenho em casa, que pesa 7,5kg, rs. Ah, vale lembrar que uma xícara de chá corresponde à 150ml.

Algumas dicas ajudam a incentivar seu cão a beber mais água e tirar essa preocupação da cabeça. Aqui, ponho uma colher de sopa de sobremesa de água da melancia (aquela água que vai ficado no casco enquanto cortamos a fruta) na bilha delas, fica docinho e elas adoram, acabam bebendo mais. Outra coisa que as deixa doidinha em frente à bilha é manter água fresca e geladinha. Já percebi que quanto mais trocar a água delas, mais elas bebem. Não sei se sabem que a água é novinha ou se, por me verem com a bilha na mão, lembram que precisam ir lá beber um pouquinho, rs. Sei que adoram e eu tento fazer trocas de água regularmente. Aliás, veterinários e entendidos do assunto indicam fazer a troca de água 3x ao dia, quanto mais fresca a água, mais atrativa.

Algumas pessoas ficam com receio de dar água gelada. Moro em Belém e, como é quente de janeiro à janeiro e o calor é demais, sempre ofereci água gelada pras minhas peludinhas e elas adoram. Nunca tive problema com isso e percebo que a água quente elas não tomam tanto. Logo que trocamos, elas bebem mais, enquanto ainda está geladinha. Eu super recomendo!

Vez ou outra ainda ofereço água de coco. Além de ter a facilidade de encontrar aqui na minha cidade, por ter idoso e criança constantemente em casa, sempre tenho água de coco na geladeira para eles e as peludas acabam sendo agraciadas também e nem preciso falar do quanto elas adoram, né?!

Sem título

Ah sim, você deve também considerar que existem alimentos ricos em água e que podem ser oferecidos ao seu cãozinho. Aqui, maçã e melancia fazem a alegria dos peludos do Shihtzucafé e são ricos em água.

Ainda deve ser considerado o temperamento e atividade diária de seu cãozinho. Se ele pratica muitas atividades ao longo do dia, se é super ativo e passa boa parte correndo de um lado para o outro do corredor, recebe as visitas com saltos típicos da equipe de ginástica olímpica e para tudo faz festa, certamente sentirá maior necessidade de ingerir água. Assim, fica a dica de fazê-lo se exercitar um pouquinho caso você ache que ele não está bebendo a quantidade suficiente, cansado, ele procurará a bilha para matar sua sede! Outro fator é o clima, o calorão e a umidade baixa devem fazer seu amiguinho sentir ainda mais necessidade de beber água, bem como ar-condicionado que deixa o ambiente seco. Assim, ter mais de uma bilha pela casa, é super recomendado.

Então, chegando o verão para boa parte do Brasil e aquele climão de praia, sol e muita brincadeira, tire um tempinho para pensar no assunto e tente fazer seu peludo beber mais e mais água.

1470559_659031000784731_1057510656_n

Anúncios

6 comentários sobre “Água de beber, camará…

  1. Thalita muito legal as informações, vou tentar misturar a aguinha da fruta na água dela, essa dica não conhecia, água de coco a Zara ama e toma toda semana. Mas olha essas fotos estão demaisssss, kkkkkkkkkk, dá vontade de ficar olhando!!!
    parabéns pelo post!!

  2. Pingback: Bebedouro de Bilha e Comedouro – Chalesco | Shih Tzu Café

  3. Pingback: Os cães sentem calor? | Shih Tzu Café

  4. Ola,
    Adorei as dicas, mas ainda assim a minha Clarinha não quer beber agua pura, mesmo limpa e gelada.
    Acredito que colocando o leite ou suquinho da melancia ajuda, mas a natural também tem que beber não acha? Uma luz por favor!! Abraços e lambeijo ns peludinhas!!! 🙂

    • Oi Mariza, mas qual o bebedouro ela usa? será que não tem dificuldades em beber? Um suquinho é uma eventualidade 😉 Se for o bebedouro de bilha, tentar usar o tradicional ou o vida mansa para vê se muda alguma coisa. Bjs e obrigada por acompanhar o Blog :* e manda fotinho dessa fofa lá na fanpage!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s