Qual o momento certo para tosar?

Muita gente sofre para responder essa pergunta, ou porque não sabem a hora certa ou porque querem adiar isso por um bom tempo. Eu confesso que era do time das que tinham pavor da tesoura ou da máquina se aproximar da minha bola peluda. Mas preciso dizer que a tosa deve ser feita SIM! Seja ela para manter uma pelagem mais curtinha, conhecida com a tosa bebe (exemplo a do Mylow), ou simplesmente para dar uma aparada. No mundo estético pet, existem muitas opções de tosa, que serão abordada mais a frente.

O que importa saber é que todo animal de pelo longo passa por uma troca da pelagem, mudando a textura da sua fase filhote para a fase adulta. Isso ocorre dos 7 meses aos 14 meses, durante esse período também pode haver uma frequência maior da queda de pelos. Conforme o pelo cresce ele carrega um pouco das duas texturas, levando o pelo antigo (aspecto de algodão) para as pontas – o que deixa a pelagem mais ressecada e quebrada, sem falar que deixa mais armado também -. Foi exatamente por isso que tomei coragem e mandei aparar as pontas do pelo da Melissa. Ela possui uma pelagem muito fininha e as pontas estavam quebradas. Cheguei à conclusão que mesmo que não seja para fazer uma tosa radical, aparar e eliminar o pelo de filhote irá ajudar e muito para que cresça pelos mais fortes e bonitos!

E afinal: Qual o momento certo para tosar? Eu diria que tudo vai depender do que você quer para sua bola de pelo. Se for um aspecto de filhote, logo que fizer uns 5 ou 6 meses, (e tiver terminado do ciclo de vacinas) pode fazer a tosa bebe, fica lindo! Se for do time, como eu, que cultiva o pelo longo, eu diria que a partir dos 7 meses pode começar a fazer uma tosa periódica e na tesoura, para que possa ir aparando aos poucos e eliminando a pelagem de filhote. Eu demorei um pouco mais para entender isso, e por experiência te diria para não adiar tanto e ir acertando esse pelo conforme o crescimento dele.

A primeira tosa da Melissa foi dia 26 de outubro, e ela estava com 1 ano e 3 meses (sim demorei para fazer essa primeira tosa), mas eu curti muito o resultado e acho que aliado a outras ações em breve o pelo dela estará grande novamente e sem a pelagem de filhote.

Olha como era o antes e como ficou depois:

primeira tosa

Espero que desapegue e não tenha medo da tesoura, ela só cortará as pontinhas rsrs.

Anúncios

37 comentários sobre “Qual o momento certo para tosar?

  1. A minha bebê se chama Crystal, vai fazer 5 meses agora dia 24 de Janeiro, e eu sou do time de pelos longos por enquanto kkk mas não sabia disso de aparar as pontinhas dos pelos… eu pensava que era a pelagem ressecada dela mesmo rs… amei a postagem! bjos

  2. EStou super confusa no que fazer,o meu tem 9 meses e está com o pelo muito embolado e a moça do pet sugeriu tosa lo pois não tem como desembolar por estar na pele, não sei que decisão a ser tomada por favor deem suas opniões por favor!

    • Olá Marisse, eu sou a favor do bem estar do cão. Se você tentar retirar os nós nesse estado pode até machucar a pele dele e também na hora do banho ficar complicado secar quando está com bolos de nós, e se não secar pode ter problemas dermatológicos. Meu conselho e tosar sem dó, e depois ir hidratando com bons produtos e pentear diariamente para evitar que ocorra de novo. Boa sorte e um grande beijo pro baby

      • Oi! Estou com o mesmo problema: minha Catarina tem oito meses, está com o pelo todo embolado e seco. Apavora- me a ideia de tosar, mas acho que nao tem outra solução. Como o verão está terminando, tenho mais medo ainda. E se ela passar frio? Por favor, o que faço? Grata. Meri.

      • Meri, se for preciso uma tosa mais radical, vc pode utilizar algumas blusinhas para aquecer nos dias mais frios. bjs pra vcs :*

    • Olá Mayara! Se ele já completou todo ciclo de vacinas não tem problemas. A Tosa é opcional, mas se achar que ele ficará mais a vontade nesse próximo verão pode aparar as pontas um pouco ou fazer a Tosa Bebe, temos um post sobre essa tosa. Ou se quiser que ele fique bem peludo pode só ir aparando as pontas até perder o pelo de filhote! Bjs pra vcs!

      • Olá Juliana, seria o primeiro ciclo de vacinas na vida do cão: as três doses de V10 ou V8 e mais a antirrábica. Somente depois de completo este primeiro ciclo estará liberado para banho em petshop e para as tosas. Bjs pra vcs :*

    • Daniela, isso não tem uma certeza. Porque depende de alguns fatores como a estrutura genética do pelo, aqui na turminha tem uns q a textura não mudou e outros q sim. depende muito mais da informação genética do pelo do animal. Bjs pra vcs :*

  3. Olá a minha está com alguns embolados apenas na região das dobras das patinhas dianteiras como se fosse nossa axila rsrsrsrs. O q faço? Já tentei tiras mas está bem proximo a pele. Devo fazer a tosa higiênica e tosar até aí? Lembrando q quero deixar peluda. Ela está com 8meses.

    • Oi Gabryelle, essa região é critica rs. Vc pode tentar a seco com talco e aquele pente de metal fininho e ir separando com os dedos e desembaraçando, ou vc pode usar uma mascara de hidratação e passar bastante na região e tentar soltar um pouco no banho e o restante enquanto seca. Existe um pente chamado de “desembolador”mas como acho q a região embolada está mto proximo a pele será mais complicado de usar. bjs pra vcs :*

  4. Gabryelle eu te aconselho que busque ajuda de um profissional de confiança! Até podemos tratar bem de nosso animais em casa mas nada se compara ao tratamento feito em local e por pessoas apropriadas e qualificadas.
    Explique a situação é um bom profissional vai te dar a melhor solução é Tosar só em último caso 😉

  5. Tenho uma Lhasa apso, muito parecida com o shitzu com relação a pesagem, ela tem 6 meses, e infelizmente por falta de experiência minha, que não tive o hábito de escova-la com a frequência que deve ser, ela ficou cheia de nós, e estavam grudados à pele, tomei a dolorosa decisão de mandar tosar ela, mas tosar mesmo, tirar toda a pelagem, por sempre que eu tentava tirar machucava ela, só pensei que quanto mais rápido tosasse, mais rápido cresceria o pêlo, ficou parecendo outro animal, mas valeu a pena, vê-la seu aqueles nós, super gratificante, e jaja ela estará peludinha de novo .

    • Olá Viviane! q ótimo, realmente é uma decisão difícil, mas ato necessário. A melhor opção é sempre pelo conforto, segurança e saúde! Logo crescerá e vc pode optar por deixar maior ou fazer a tosa bb! Bjs pra vcs :*

  6. Hoje fui fazer a primeira tosa do meu bebê, eu não tenho experiência nenhuma em tosa, falei pra tosadora que era a primeira, a idade dele 4 meses, ela perguntou você quer que faça o focinho? O eu falei quero que apare os pelos da boca porque quando ele bebe água molha tudo e dos olhos que tá cobrindo, resultado ficou horrível, ela passou a máquina na carinha dele toda, tá parecendo cara de poodle, odiei. Quanto tempo demora pra crescer outra vez?

    • Q chato, Rosana 😦 isso é ato comum em pet, tosarem a raça errada. Demora pelo menos 3 meses para crescer bem. Vai olhando fotos de shihtzus e veja qual vc mais se identifica, leva foto para orientar o tosador. Eu prefiro que não mexa no focinho, mas isso não é uma regra, mas particularmente acho mais bonito. Quanto ao corpinho, vc pode manter uma tosa bb e diz mais ou menos a altura que ser do pelo, 2 ou 3 dedos. Mas não se preocupe, irá crescer o pelo e vc poderá fazer a sua maneira na próxima vez. Bjs pra vcs!

  7. Olá!! tenho uma shitsu e tive que mandar tosar porque os pelos estavam todos embolados fiquei com muita dó mais foi o jeito.Acontece que depois disso ela fica se mordendo e fica
    sempre se escondendo debaixo de almofadas por exemplo coisa que ela não fazia o que será?

  8. Mandei tosar minha shitsu porque estava cheia de nó,e ela agora so fica se mordendo no rabo e também fica se escondendo por baixo das almofadas,porque será?

  9. Pingback: Pelagem animal, quando tosar? – Pra que Luxo?

  10. Pingback: Pelagem animal, quando tosar? – Pra quê Luxo?

  11. Hoje mandei tosar meu bb porque estava cheio de nós bem rente a pele, infelizmente teve que ficar bem baixinho os pêlos, mais evitei futuros problemas dermatologicos, ele tem 10 meses.

  12. a minha tem 3 meses, eu do banho e penteio ela em casa mesmo, toda semana, e não embaraça. O pelo dela esta super liso e bonito, Só que a dona do Pet Shop aconselho eu tosar ela para nascer outro pelo mais resistente. Estou em duvida no que devo fazer. Oque faço?

    • Olá Luis, ela é muito filhote ainda para tosar. Com a idade dela acredito q ainda não concluiu o ciclo de vacinas, ou já?! De todas as formas ainda não acho q é melhor época para tosar, o pelo muda conforme o crescimento do dog. Esperaria até uns 6 meses para pensar em uma tosa (tesoura ou no snap) q não precisa ser baixa se não quiser. Mas por enquanto não precisa. Bjs pra vcs

  13. Bia pf. tenho uma shih tzu 3 meses. ela faz coco e fica melado depois tipo n to em casa so chego a noite ou vez em qando vou em casa no almoco. mas me fala o banho em casa n dou mas n pq ela tem medo de agua e tbm n sei da.melhor esperar ela terminar as doses ai levo pra tomar banho ne? pq as vezes ela mela a bundinha no coco eu limpo mas fica melado ainda. oq vc acha? outra coisa tbm. ela vai tomar agora dia 12 a segunda dose ai la falo com o veterinario ne?sobre ela

    • Olá Idyane, essa fase de muito pelo complica né rs. Meu conselho é tentar aparar com um tesoura essa parte do bumbum, se achar que não consegue peça ajuda ao Vet na hora da consulta. Para cortar só essa parte do bumbum, pq é charo msm. Não é aconselhável dar banho no petshop antes do término das vacinas. Mas você pode tentar dar banho, o ideal é ser um banho quentinho, tente aos poucos dar esse banho, pq o banho em casa é importante tbm, mas lembre-se de secar muito bem. Esteja calma e confiante para dar esse banho, se estiver com medo de machuca-la ou insegura irá atrapalhar, os cão são sensíveis a sentimentos. Tenha em casa lenço umedecido de bb (recomendo da turma da Monica), eles ajudam muitoooo nessa fase. Espero que essas dicas a ajude! Bjs pra vcsss! :*

  14. tenho medo de banho pq ela parece ter trauma de agua .a 1 vez meu marido fez errado deu meio q agua corrente.mas n tava gelada n.mas ela chrou e depois sequei rapido a coitada.mas n repito mas iso..enfim tem q ser agua morna ne? ai me ajuda pfff.. fico preocupada..

    • Como falei anteriormente, precisa ser um banho calmo e um ambiente tranquilo, e com a água morna pra quente e não para frio rs. Experimente fazer isso no seu banheiro msm, use o chuveirinho ou um balde com canequinha. Você não pode estar com medo ou insegura para dar o banho, precisa passar confiança pra ela, os cães são sensíveis. Vc vai conseguir. Feche todas as correntes da ar da sua casa, tenha uma toalha bem fofa para seca-la e use o secador para tirar toda a água, ela precisa ser bem sequinha. Bjs pra vcsss :*

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s