Tosa Bebê

Muita gente vem me perguntar sobre a tosa que uso no Mylow, então por isso resolvi que esse seria o tema do meu primeiro post aqui para o blog: a tosa bebê. Nela, os pelos ficam curtos como os de um filhote, daí o nome! Ela também conhecida como tosa verão, tosa puppy, tosa da raça,entre outros nomes.

Uso essa tosa desde quando ele completou exatamente 15 dias, após a última vacina da V10, Eu estava louca para tosar aquela bolinha de pelo, pois sentia que devia incomodar muito no calor, aqui estava fazendo uns 39°/40° todos os dias e não tinha como deixar o ar-condicionado ligado o dia todo. Então, quando ele estava com 4 meses, ele fez a primeira tosa bebê e foi na tesoura. Eu estava morrendo de medo de algo sair errado e eu não gostar da tosa, ou então eles cortarem o bigode, entre outros medos, daí procurei um pet por perto onde eu pudesse acompanhar a tosa de perto, mas não achei nenhum, então levei no mesmo lugar onde a veterinária dele trabalha, confiando que iriam cuidar bem dele. Assim que cheguei já mostrei umas 3 fotos que tinha pego na internet e fui deixando bem claro o que queria, e quase que implorando para ela não mexer no bigode kkk. Pedi 2 dedinhos no corpo, para arredondar o rostinho e para não mexer no rabinho também. Nossa, quando a tosadora me entregou, depois de 3 horas kk, quase saltitei de alegria, porque era igual uma pelúcia de verdade gente! E assim ficou a primeira tosa.

PhotoGrid_1383562409137

Claro que ele logo estragou todo penteado, mas isso vocês já devem estar acostumadas, kkk.

Fiz mais duas vezes nesse lugar, e ambas as vezes foram na tesoura, eu amava o resultado. Até que a Bianca, também aqui do blog, me indicou um lugar perto de casa que dava para acompanhar a tosa pelo vidro e que usavam só produtos da PetSociety, ai eu amei de verdade! E o melhor, o preço era praticamente o mesmo. Porém teve o seguinte, eles não faziam tosa bebê na tesoura, só na máquina. Putz na máquina eu não queria, fiquei com medo do Mylow só ter cabeça kk, até que eles me explicaram que essa máquina deles é própria para isso, e que se chama Snap e me garantiram que o pelo dele não ficaria baixo, e sim com uns dois dedos do jeito que eu gostava. Mais uma vez fiquei morrendo de medo de algo dar errado, e dei as mesmas recomendações, não mexer no bigode, arredondar a cabeça e não mexer no rabo, e deixar o corpinho com dois dedos, então fiquei esperando e depois de 2 horas, o My veio idêntico ao que ele vinha com a tosa na tesoura, e eu amei o resultado.

PhotoGrid_1383562335059

Comparação da Tosa na tesoura para Tosa no Snap.

A tosa na tesoura demorou muito mais, o resultado foi lindo, porém nem todo mundo tem a sorte de pegar uma boa profissional como eu tive. A tosa na máquina, no meu caso no Snap, foi bem mais rápida e ele veio lindo também, acho mais fácil de fazer, e desgasta menos o cão.

Conclusão

Amo essa tosa, não tenho coragem de deixar o pelo do Mylow crescer. O pelo dele é lindo, brilhoso, mas aqui no Rio de Janeiro faz muito calor e minha casa é muito quente, não consigo acreditar que aquele pelo todo não incomode o cão. Outro ponto muito forte que me faz tosar todo mês, é o fato de nós. Mantendo o pelo curto, raramente você vai se pegar tirando um nó, tenho muita pena quando isso acontece! , e esse é um dos grandes motivo, Fora que suja menos, o banho é mais pratico e rápido, o bigode não suja tanto na hora de se alimentar, não gruda sujeiras da rua quando vai para os passeios, entre outros benefícios.

O Mylow quando chega da tosa, parece que fica mais leve, mais feliz, dá para ver nos olhinhos dele que ele prefere assim. Kkk Isso acontece com os Shih Tzu de vocês também ???

Aqui no blog sou voto perdido, porque o Mylow é  o único que faz a tosa bebê e os outros são todos peludos, mas eu estarei sempre aqui levando essa bandeira. Até porque se você fizer e depois mudar de opinião e só deixar crescer, sem problemas.

Deixe nos comentários se ficou alguma dúvida, ou me conte como seu Shih Tzu se sente após a tosa.

55 comentários sobre “Tosa Bebê

  1. Ola!!! Gosto muito dos shitzus com pelos longos, porem decidi tosar meu baby, na primeira vez foi na tesoura, mas nao ficou tao baixo como eu queria, entao semama passada tosei na maquina e ficou excelente, deixeio rabo , cortei o topete e umpouco do bigode, adorei, e percebi que ele esta se sentindo mais leve, penso que facilita no manuseio com eles no dia a dia e eles sentem menos calor, meu vet disse que a temperatura deles no verao pode chegar ate 40 graus, entao saude aos nossos bebes!!!!

    • Ola Cristiane, obrigada pelo seu comentário. Eu sinto muito isso que você falou, deles se sentirem mais leves.Também babo nos Shih Tzus de pelo longo, só que infelizmente também não tenho tempo para me dedicar a escovação diária,e se você não tiver muita paciência na hora de tirar os nós pode ate machucar o cão. Então viva a gente que curte essa tosa tão fresca, e que deixa nossos bebês igual de pelúcia kkk. Beijos Thá

    • Pois é Elenice, to com uma amiga nesse caso que você falou. Ela sempre deixou o pelo do ST dela crescer. agora ela esta passando por uns problemas e não está tendo tempo para pentear todos os dias, conclusão nós para todos os lados, ela não sabe por onde começar, e o pior que ainda continua sem tempo, ta morrendo de dó de ter que raspar. Mas é isso viva a Tosa Bebê que deixa nosso pet igual cachorro de pelúcia kkk. Beijos e obrigada pelo comentário.

      • Adorei … tenho sorte! Desde que ganhei minha pepita, fui indicada à um pet onde emcontrei o mago na tesoura pet! E há 3 anos só levo pepita nele! !!! E faço essa tosa bebê, mas como ela é menina kkk peço que deixe o cabelo Channel kkk ela fica uma lady! !! E quanto ao pêlo do nariz desde bebê comecei a mandar cortar e faço até hoje! Também acho que o clima do Brasil seja impróprio para uma pelagem longa! Percebo que Pepita fica muito mais feliz tosada! !! Beijos Thalita, ameiii seu blog! !!! Elaine Castro! !!!

      • Elaine primeiramente obrigada pelo comentário. Olha já peguei uma mestre das tesouras, mas fui burra e não peguei o contato pessoal dela, conclusão: ela saiu do pet shop que Mylow tosava e eles não quiseram me dar o telefone dela 😦 . Já deixei o rostinho Chanel no Mylow, mas acho estranho pra macho, acho que realmente fica melhor na fêmea. Peguei uma fêmea agora, só que ela só tem 4 meses ainda, e estou pensando fazer o rostinho da tosa japonesa, já viu ? fica lindo também. Aqui tosaram o bigode do Mylow, mesmo eu implorando para o tosador não fazer isso, quase tive um infarto de tanta raiva, eu acostumei com a praticidade do bigode grandão, e acho que se cortar, vou ter que ficar naquela responsabilidade de sempre ter que tosar. Mas agora o bigode já cresceu e parou de me dar trabalho, mas foi um sufoco deixar crescer. Mande um big beijo na Pepita e obrigada pelos elogios :)*

  2. Olá!!!Ainda estou sem coragem para tosar minha Aisha,pois onde moro não tem ninguém que faz a tosa na tesoura e nem a máquina própria para que o pelo não fique tão curto e eu sou um pouco chata rsrrsrs.mas quem sabe um dia eu tomo coragem,ou levo em Belo Horizonte para tosá-la.Bjos

    • Ola Isabel, nossa assim é complicado mesmo, super te entendo. Aqui depois de um acontecido bem triste esse mês que cortaram o bigode do Mylow, num pet que eu já frequentava a um tempo, pensei várias vezes em fazer um curso pra eu mesma tosar em casa, cheguei até ver preço de máquinas e tudo. O que você pode fazer é ver qual é o modelo da máquina que o pessoal do pet usa, ai na internet vende um pente para máquina chamado SNAP, que custa em torno de R$19,00, ai você pode ver se é compatível e comprar esse pente, no Mylow o pelinho ficava na altura de 2 dedinhos certinho. Obrigada pelo comentário. Beijos

    • Ola Renata, eu sei bem como é isso. Eu já tosei em três lugares diferentes, todos na Zona Norte, de que bairro você é? Na época que fiz o post, tosava na máquina num pet em Vila da Penha, sendo que a menina que tosava o Mylow saiu, e você não vai acreditar, o tosador novo, por mais que eu tenha falado mil vezes para ele não mexer no bigode, e levar foto, ele cortou o bigode do Mylow, chorei tanto, mais tanto, ai resolvi voltar para a menina que eu fazia antes, que era na tesoura, e para minha surpresa ela não trabalhava mas lá. Fiquei muita nervosa, em saber que eu teria que me arriscar mais uma vez, pois bem lá fui eu me arriscar novamente, fiz uma redação, mandei foto, e ainda falei pelo telefone com a tosadora, kkkkk, Tive sorte! Ela entregou o Mylow perfeito. Minha dica é fale uma, duas, três, quantas vezes achar necessária como você quer a tosa, não tenha medo de ser chata, leve uma foto, e se possível procure um pet que tenha vidro para você poder acompanhar. Beijos e obrigada pelo comentário.

  3. É uma pena para nós que moramos em cidades pequenas achar um profissional que saiba tosar nossos bbs no estilo da raça…Já me estressei muito com isso…agora, estou dando banho nele em casa, após terem cortado o bigode e deixarem uma franjinha que não tem nada a ver…Não dá nem para prender o topete acima da cabeça…eu é que sei o trabalho que está dando…além do mais, aqui faz muito calor! Ele sofre demais e não posso deixar o pelo crescer…

    • Ola George, achar um bom profissional é difícil mesmo, logo depois que escrevi esse post, quando fui fazer a tosa do mês no Mylow a profissional que sempre tosava ele tinha ido embora do local, e tive que fazer com um novo, expliquei varias vezes como queria, mostrei foto, pedi muito para não mexer no rostinho só arredondar as pontas, pois bem quando o rapaz veio me entregar quase cair para trás, ele tinha cortado o bigode fofão do Mylow, estava horrível, entrei em crise de choro e de nervoso com raiva, ai minha vontade era gritar com ele, mas tinha muita gente no local, então só chorei e reclamei, e ao mesmo tempo que estava triste pelo acontecido, percebi que o Mylow estava triste pela minha reação, acho que ele estava pensando que ele tinha feito algo de errado, fiquei mal por isso também, quando cheguei em casa contando, todos debocharam da minha cara, perguntando se eu estava mesmo chorando porque cortaram um simples bigode de um cachorro? Agora ta na fase de crescimento, mas to cortando um dobrado com os pelinhos dos olhos, tem alguns que ate hoje não cresceu, e os do nariz que cresceu eu to dando um jeito de prender com um elástico. Mas com isso Mylow desenvolveu lágrima ácida, coisa que ele não tinha. Quando tudo isso aconteceu, cogitei a possibilidade de fazer um curso de tosa e comprar o material e eu mesmo fazer tudo em casa, mas aqui no RJ só achei curso dia de semana, e eu trabalho e faço faculdade dia de semana, o que se tornou impossível, ai na sua cidade não teria um curso pra você mesmo tentar tosa-lo ?
      Muito obrigada pelo comentário. 🙂

  4. Olá Thalyta, peguei a foto emprestada do Mylow porque queria que ficasse do mesmo jeitinho, mas quando ele chegou não ficou nem um pouco parecido, vou tentar outra pet para a próxima tosa e espero que tenha um resultado melhor, tenho acompanhado todos as dicas aqui no site , Mick é meu primeiro Shih Tzu e estou amando a experiência, e muito mais ter ele comigo, é realmente muito especial ter conhecimento da raça para proporcionarmos o melhor para o filhote recém chegado em casa, por enquanto está indo tudo bem, gostaria de um tópico sobre a troca de dente de leite, o Mick foi na pet para o banho e voltou sem o dentinho, isso me deixou pensando, quando que ele perdeu, se é assim mesmo que cai e não reparamos que está para cair… pela gana de roer quase tudo e destruir os brinquedos acredito que deve trocar mais os dentinhos, quando puderes dizer algo, eu agradeço muito.
    Parabéns pelo belo trabalho de todas que fazem parte do shih tzu café !

    • Ai querida muito obrigada pelo elogio, isso me faz ganhar o dia 🙂 Poxa conseguir um bom profissional está difícil, os 2 profissionais que eu confiava saíram do pet que eu costumava levar o Mylow, depois levei ele ao um vet que tem perto de casa que tem serviço de tosa e a mulher ate que tosou muito bem, mas me aprontou uma que é melhor ate deixar pra lá, agora eu voltei a não ter um tosador e mês que vem o My tem que tosar sem falta, porque aqui no RJ ta insuportável o calor, e morro de pena. Vou dar uma estudada para fazer um post sobre troca de dentes sim, estou com uma filhote de dois meses, e vou passar por isso tudo de novo. A gente aprende todo dia com esses bebês kkk. Muito, muito obrigada pelo comentário. Beijos Thá e Mylow

  5. A Mel vai fazer uma tosa curtinha hoje pela primeira vez. Vamos fazer na tesoura e deixar uns três dedinhos. Muito bom ler essas dicas num dia como hoje, rs.

    • Ai que frio na barriga que dá né?! Você é de que Estado? Aqui no Rio de Janeiro o calor esta insuportável, conheço pessoas que falaram que nunca iam tosar seu Shih Tzu e não teve como escapar nesse verão. O pelo cresce muito rápido. Queria ver fotinhos, se você puder me add no face, meu nome tá TC SD – Lyta Mylow. Obrigada pelo comentário, e boa sorte da tosa da Mel 🙂

  6. Thalyta, adorei o post. Estou há um tempo querendo fazer essa tosa, pq também moro no Rio e realmente o calor está insuportável para as nossas pequenas…
    Adotei a minha shihtzu a pouco mais de 2 meses, mas ela já tem 4 aninhos e já veio com um machucadinho na cabeça. O pessoal do pet me disse que provavelmente foi por causa de lacinho muito apertado, uma dó!
    Depois disso fiquei com um pouco de medo de fazer a tosa e deixar o cabelinho da cabeça longo para amarrar, como você faz.
    Será que tem algum problema??

    • Andressa que bom que gostou, fico muito feliz. Ai ta insuportável mesmo, na minha casa com o Mylow eu faço a tosa bebe na tesoura, e esse mês pedi para fazer bem baixinha mesmo, tipo 1 dedo. E agora tenho uma nova bolinha de pelo que ta com 2 meses, e não pode ser tosada ainda ainda não tomou todas as doses da V10. Eu quando toso o My peço para não tirar muito pelo da cabeça, justamente para na hora de fazer a chuquinha ser uma coisa mais fácil. Aqui fds é dia de banho e geralmente uso um lacinho mas divertido, ou resinado, algo assim, já no dia a dia, eu costumo usar outro tipo de chuquinha que não é aquelas de silicone. Te prometo fazer um post falando tudo sobre isso, e mostrando fotinhas de penteados para meninos, e tudo mais. Muito obrigada pelo comentário.

  7. Oieeee..amei a tosa do seu bebê..eu tenho um lhasa apso de 6 meses sera que posso tosar ele do mesmo estilo que o seu… e é a primeira tosa que irei fazer no meu pequeno zion,estou com muito medo..e pior não conheco nenhum pet shop bacana aqui na minha cidade que possa deixar tão lindo quanto o seu.. estou com frio na barriga rsrsrsrs..seja o que Deus quiser…abraços amei o seu post…

    • Ola Fernanda, sim já vi muitos Lhasa Apso com tosa bebê, ficam uma graça também. A questão é como você falou conseguir um profissional de confiança, eu já estou indo para o 6º, aqui no RJ eles mudam de pet shop como mudam de roupa, e eu acabo perdendo contato, desses 5 que já fiz só um fez coisa errada. Muito obrigada pelo comentário, e boa sorte! E não posso esquecer de mandar um beijo em especial para o Zion 🙂

  8. Sempre toso o pelinho do meu menino, nunca deixei o pelo dele crescer, sempre tive essa preocupação com o calar já que moro no nordeste e qui sempre faz muito calor, e a tosa bebê é muito mais fácil de cuidar até mesmo da saúde e da higiêni deles. Eu amo essa tosa e também fazia de tesoura mais hoje faço na máquina e é a mesma coisa, antes tinha medo de fazer na máquina por causa do pelo dele ficar mais grosso mais percebi que não existe diferencia. Raí hoje é a jóia mais rara que tenho, é o meu pequeno menino. Raí amor que não se mede!

    • Moema muito obrigada pelo comentário. Nossa eu sou super fã da tosa também, e quando eles voltam da tosa parecendo que é de pelúcia, ficar alisando aquele pelo sedoso, tem coisa melhor? Não precisar se preocupar tanto com nós, o banho é mais rápido. Ai só vejo vantagens. E realmente o pelo fica o mesmo, tanto na tesoura quanto na máquina, também tenho essa opinião. Um beijão para o seu príncipe Raí.

  9. Na minha BB Fasso tosa baby moro em fortaleza e se no rio ta quente aqui ta pelando mesmo .. Cissy adora fica mais animada sempre que sai do pet. Que por sinal o melhor que ja vi. Fica a dica em fortaleza tem a pet Eu Amo Animais …….
    Voltando para essa raça em locais tao quente deveria ser uma condição para se criar esses fofuxos.

    • Leonardo obrigada pelo comentário. O Mylow também sai do Pet super animado, ta no olhinho dele que ele esta mais leve. Concordo com vc a questão de manter a tosa bebê pelo menos no verão. Um beijão na sua peluda Cissy(adorei o nome) :)*

  10. Pingback: Resenha – Máscara para hidratação Chocolate Branco PetGroom – Para Cães e Gatos | Shih Tzu Café

  11. oi…. eu sou a Marilza tenho um shih tzu, estou com medo de tosa ele mais vejo como necessidade pois morro no amazonas e aqui e muito que…….

    • Marilza, porque não tenta aos poucos, eu tenho uma fêmea e tosa a barriga toda e subo um pouco na lateral também , e mantenho só a parte de cima comprida. Pode ser uma ideia. Obrigada pelo comentário.

  12. Oi Thalyta, tudo bem??? Também sou do RJ e tenho um shih tzu de 4 meses… ele é o meu filho, o meu amor!
    Mas estou louca para conseguir marcar uma tosa higiênica, fiz uma vez em um pet shop da Tijuca, mas meteram a tesoura no bigode dele, depois me falaram que estava errado, que não era assim!

    Você pode me indicar algum pet shop bom aqui no Rio?? Vou em qualquer lugar.

    Outra coisa, meu filho ficou muito estressado na primeira tosa, posso fazer alguma coisa para ele ficar mais calmo?

    Obrigada!

  13. Oi! Adorei o post!
    Em cidades quentes como a minha, é impossível manter o pelo longo, ainda mais com o Lucky que é muito agitado! Os nós brotam a todo instante no pelo fino (ele tem 7 meses).
    Faço a tosa bebê e deixo uma franjinha, quase caindo no olho… #lindo!

    • Olá Rafael, obrigado pelo elogio, e que bom que você gostou. Qual é a sua cidade? Realmente em cidades quentes é complicado. Aqui não faço a franjinha porque adoro colocar lacinhos, mesmo sendo macho, ele tem lacinhos de todos os super heróis kkk. Um beijão no Lucky.

  14. Pingback: Tosa Higiênica | Shih Tzu Café

  15. Pingback: A escolha do Pet Shop | Shih Tzu Café

  16. Olá! Achei seu blog pelo Google.
    Estou no 6 mês do meu filhinho Gorgonzola e preciso fazer uma tosa. Adorei a tosa do seu e quero copiar rs!! Você é do RJ.. Pode me passar o contato do pet? Acabei de ter problemas com o último pet que levei para o banho e gostaria de uma nova indicação que possa confiar.
    Aguardo retorno.
    Obrigada desde já ☺️

  17. Esse lugar onde você tosa é no Rio? Preciso muito mandar tosar meu bebe mas da ultima vez foi um desastre. Se você puder me mandar o contato.
    Obrigada
    Fabiana

  18. Olá!Temos um shih tzu de um ano, muito amado e querido por todos. Tambem sou adepta da tosa pois, alem do calor do Rio, achamos mais bonito e higienico. Nosso Lego é alegre e feliz e agora copiei uma foto da tosa bebê para fazer na carinha dele. Acho que vai arrasar! Este fim de ano, tosamos beeem baixinho para ele curtir praia e calor e facilitar o banho. Mas deixamos crescer os 2 dedos de novo. O pelo dele é macio e gostoso de afagar. Obrigada pelos posts . O Mylow é “gato” ( ou “gata)… Bjo💋!

  19. Oi, Thalyta! O meu Frederico é muito lindo como o teu filho. Eu já tinha feito a tosa bebê outra vez – ele tem 9 meses – e tinha ficado otimo! Desta vez deixaram o pelo do corpo curtíssimo e cortaram muito a franja. Estou para morrer… Aqui em Porto Alegre ainda não fez frio. Será que terei que comprar uma roupinha para ele se fizer frio? Um abraço, Cris

  20. Olá Thalyta!
    Minha Mel tem 8 meses e sempre adiei a tosa por medo de algo dar errado! Faço só a tosa higiênica e uma aparada no bigodinho. Mas ela tá precisando urgente de uma tosa geral, os pêlos estão embolando demais e não estão mais tão bonitos quanto antes!
    A moça do pet que sempre levo a Mel é bem competente e super carinhosa, porém ela insiste em passar a máquina em cima do focinho e nas últimas duas vezes passou tão forte que chegou a raspar.. Não gostei disso mas ela disse que é necessário pois os pelos ficam espetando os olhos. Sinceramente isso não me convenceu. Qual é o certo? Deve-se raspar ou não acima do focinho?
    Brigadinha pelas dicas! Beijinho pra vc e pro My!!!

  21. Oi, Thalyta! Tudo bem?
    Sou do MS e tenho um Shih Tzu com 4 meses. Hoje levei para fazer a segunda tosa higiênica e pedi que ele abaixasse um pouco a barriga e as perninhas, mas ia manter o pelo grande. Quando voltei ele tava todo tosado, só a cabeça peluda. Assustei!
    Fico preocupada porque ele é novinho e se o pelo volta a crescer normal, mas feliz ele vai ficar porque aqui é muuuuuuuuuuuito quente. Hoje 6h estava 25º.
    Aguardo seu comentário sobre meu caso. Adorei o blog! Já curti a página e vou acompanhar.

  22. Gostaria que VC me passe o endereço do pet que VC já levou o seu moro aqui no RIo e estou com muita pena do meu bebê está quente aqui no RIo. Levei ele no pet e a moça fez uma desgraça no rostinho do meu tirou todo pelo do rostinho dele e o corpo ela não a parou nem com a tesoura. Bjs

  23. Pingback: Diário do Wisky: mudanças fisiológicas causadas pelo inverno rigoroso de Berlin | Tanta coisa em comum

  24. Olá, Thalita!
    O meu bebê tem 3 meses e já estou super preocupada com a tosa. Já andei investigando os pets do meu bairro pela Internet, e em todas as fotos estão com bigode tosado. Moro em Jacarepaguá. Vc conhece algum pet bom nessa área ou Recreio, barra….
    Seu baby émuito lindo.

    • Oi Dani, não conhecemos um pet na sua região para indicar. Mas vai precisar ser a mãe chata e lembrar q não podem mexer no pelo do rostinho e nada de cortar bigode, claro se vc quiser assim rs. pq a maioria das tosas eles cortam bigode, canto de olho e franja. Isso vai do gosto de cada um. Mas lembre-se sempre de colocar esses limites e levar fotos se quiser! bjs pra vcs!

  25. Oie Thalyta. como vai? Preciso da sua ajuda rsrs! Vou levar a minha Maya pra tosar, ela tem 6 meses e eu quero a tosa BB, mais como eu tenho que falar pra ele deixar o cabelinho da frente pra eu poder colocar lacinho, vc saberia me dizer, ou até mesmo me mandar uma foto pra eu ver?
    Desde já lhe agradeço

  26. oi pessoa sou nova aki e to precisando de ajuda , como vcs tbm tenho um shitzu ele ainda é filhote, está com 4 meses e tenho um pouco de receio de fazer a primeira tosa, o que vcs me diriam?
    outra pergunta o de vcs tem carrapato? o que vcs dão pra acabar com eles?
    por favor me ajudem.
    obrigada

Deixe um comentário

