O primeiro banho, em casa! Como fazer?

Muitos esperam ansiosos pela chegada do seu pet. Quando ele finalmente chega, muitas dúvidas surgem e uma delas é sobre o primeiro banho. Há quem se desespere, ou porque nunca deu banho ou porque fica com medo de algo dar errado. Mas quero que você fique bem tranquilo, pois com paciência e cuidado, você irá conseguir!

O primeiro banho, em casa, pode ocorrer a partir dos 45 dias de vida. O que não pode é o banho em petshop. Esse só está liberado após todo ciclo de vacina completo (mesmo que o atendente do estabelecimento diga que será no primeiro horário)! É muito importante você respeitar essa regra, pois seu filhote ainda não está totalmente imune às doenças. O ciclo de vacina termina por volta dos 4 meses.

Você irá precisar de:
– Um sabonete pet e neutro (coco ou glicerina) – eu gosto de indicar os da linha Granado Pet (porque são neutros, com menos chances de provocar alergias )
– Um shampoo para filhote – também indico Granado Pet ou da Pet Society da linha filhote; (se optar pela granado, pode usar o de glicerina);
– Shampoo Johnson de bebê para o rostinho (o amarelinho);
– Algodão;
– Escova de dente com cerdas macias (uso humano)
– Um pente de metal ;
– Uma escova de pino sem bolinhas;
– Uma toalha fofa;
– Secador;
– Óleo de silicone (de uso pet ou óleo Johnson de bebe);
– Elásticos de silicone;

Vamos colocar a mão na massa:
Antes de começar, escolha um lugar que seja calmo e que não tenha corrente de ar ou que pelo menos tenha como cortar essa corrente. Eu dei o primeiro banho no banheiro (dentro do box), mas você está livre para escolher, desde que mantenha seu pet seguro. Depois da escolha feita, deixe tudo previamente organizado, tanto o espaço do banho, com todos os produtos que irá usar (sabonete, shampo e toalha), quanto o espaço para secar. Eu costumo deixar o espaço para secar prontinho com secador na tomada, pente, escova, silicone e elásticos tudo bem à mão. Escolha o período entre 10h às 15h para esse primeiro banho;

Antes de começar pegue dois pedaços de algodão para por nos ouvidos (de tamanho médio), para evitar que entre água. A água precisa estar na temperatura morna. Comece molhando todo o corpinho, do pescoço a calda, passe a mão nos pelos, para que a água penetre bem. Comece com o sabonete, passe-o por todo corpo, patas e barriga; Com todo cuidado e com a ajuda da sua mão molhe a cabecinha, passe um pouco do shampoo Johnson e pegue a escova de dente (com cerdas macias – uso humano) e escove a região entre o focinho e os olhos, repita o processo dos dois lados e na parte superior do focinho. Em seguida enxágue bem e repita o processo com o shampoo (só não precisa repetir a limpeza do focinho). Lembrando que é muito importante limpar a patinha entres os dedinhos, faça isso com os seus dedos; Lembre-se de enxaguar bem, não deixe resíduos. Para esse primeiro banho, não vejo necessidade de usar condicionador.

Terminado o banho, seque-o bem com a toalha fofa tirando todo excesso de água, tire o algodão dos ouvidos e passe a própria toalha por fora deles. Despois do processo da toalha use o secador com uma distancia do corpinho e em uma temperatura média; de forma alternada: seque e escove, até que esteja bem sequinho. Depois de seco, o escove totalmente com a escova de pinos e prenda os pelinhos do focinho com o elástico de silicone fazendo um topete, passe o silicone para manter esses pelos assentados. Pronto! Primeiro banho terminado e sem traumas!

Veja que graça o exemplo do maroto da turminha, o Capuccino, posando em seu primeiro banho!

Primeiro banho

Boa sorte e bom banho!

16 comentários sobre “O primeiro banho, em casa! Como fazer?

  1. Vocês tem salvado minha vida kkkk
    O Robin estaem casa há duas semanas, já não tomava banho acho que há uns 17 dias, estava super agoniado. Eu mãe de primeira viagem não sabia como salvá-lo, ma esse post foi o salvador. Eu e meu bebê agradecemos, apesar do medo que ele passou no banho, deu tudo certo e agora ele está limpinho rsrs
    Continuem com o trabalho meninas.
    Beijão meu e o do Robin.

    • Q ótima notícia Mariana!!!! A gente fica muito feliz em saber q estamos ajudando vc e seu lindo. Ele é um fofo e mtoo lindo Parabéns! Bjss pra vcs e continuem acompanhando o Blog e a nossa Fanpage!

  2. Adorei as dicas, porem tenho uma duvida, essas dicas são validas apenas para filhotes ? Porque ganhei meu shitsu recentemente, mais ele não é mais filhote. E andei pesquisando a linha Granado Pet e tem um tipo de sabonete (Enxofre) que é super recomendado, oque vocês me recomendam ?

    • Oi Ingrid, as dicas servem para o banho em qq idade, mas como primeiro é sempre complicado separamos algumas dicas. A linha Granado é muito boa, principalmente para filhotes e cães alérgicos. Na fase adulta muitos acabam optando por alguns produtos que hidratem mais o pelo e que tenham outros benefícios que a linha base da granado pet não oferece, por isso que digo que é mais indicada na fase de filhote, mas pode nos mais usar nos mais crescidinhos sem problemas. Sobre o sabonete de enxofre eu nunca usei, mas esse é indicado para alguns casos mais específicos: “O Sabonete de Enxofre Granado é indicado nas afecções da pele e sarna de cães e gatos. Sua propriedade anti-séptica, antibacteriana e fungicida, auxilia no combate da sarna.” Se seu cãozinho é mais alergico ou tem sarna, peça orientação ao veterinário sobre qq produto, mas caso contrário utilize outros produtos tradicionais da linha Granado. Abs e bjs pra vcs! Espero ter ajudado!

    • Oi Sandra, na verdade esses pelos não atrapalham a visão. Mas vc pode prender com aqueles elásticos pequenos de silicone e separar o topete do bigode com a ajuda de uma óleo Johnson de bb. O ideal eh não cortar esses pelos e nem os de canto de olho, pq quando vc cortar sera preciso uma manutenção constante. Use elástico e o oleo, pq logo esses pelos crescem e ficara ainda mais fácil prender. bjs pra vcs

  3. Oi Bia!
    Fui tentar dar banho no meu filhote ontem pela primeira vez. Amanhã faz 1 semana q ele está comigo, ele tem 2 meses e meio e esta é a primeira vez q tenho um cachorrinho. Tô apaixonada pelo meu ‘filho’, mas fiquei apavorada ontem dando banho nele. Coloquei ele num lugar super tranquilo, dentro de uma bacia e a água estava fresca. Estava um calor danado e eu achei q ele fosse adorar brincar na água. Ele começou a se tremer todo, e eu fiquei sem saber se ele estava assustado, com frio, ou sei lá o que.. Lavei ele com shampoo e logo tirei ele da água! Enrolei ele em uma toalha e fiquei um pouquinho com ele no colo no sol pra ver se era frio e se ele se aquecia um pouco. Depois secando ele, ele continuou a tremer e eu fiquei apavorada, pq não sabia o que fazer! 😦
    só depois de completamente seco q ele se acalmou e parou de tremer!! Estou sem saber o que fazer.. não foi uma banho como deveria, sabe? Foi um banho mto rápido. Estou com medo de dar banho nele uma próxima vez e tudo se repetir! 😥

    • Oi Bruna, mto comum se preocupar assim com os nossos bbs, mas saiba q o banho ainda é novidade para eles e por isso eles se tremem msm, o ideal é não deixar pegar um vento frio logo que sair do banho e vc fez direitinho em enrolar ele na toalha e tentar acalma-lo. Nessa época do ano estamos passando por muito calor e por isso o solzinho ajuda com certeza. Não tenha medo, aos poucos ele irá se adaptar ao banho; a minha se treme até hj rsrs, ela já tem quase 4 anos rs. Não fique com medo, seus sentimento de insegurança pode deixa-lo ainda mais com medo. Separe um momento tranquilo e sem pressa para vc dar o banho e seca-lo totalmente, antes do secar fique um pouco com ele na toalha, faço isso com a minha e ela até dorme rs. isso ajudará a seca-lo mais, antes do secador, e tbm a acama-lo. Boa sorte na próxima! bjsss :*

  4. Oiii minha linda meu filhote tem 2meses e dizem que só pode dar banho nele quando termina tds injeções isso é verdade tenho que espera mêsmo ou posso da banho nele assim mesmo

  5. ola pela primeira vez estou com um bb shih tzu de 2 meses e ainda nao dei banho nele estou preocupada e anciosa pra da .. e saber de quanto em quanto tempo se pode da banho …vc pode ria mim ajudar …Sandra

    • Olá Sandra, é possível já dar o primeiro banho a partir dos 45 dias. O ideal é seguir as dicas para um banho seguro. Não dê em petshop até q complete as vacinas. O intervalo de banho vai depender da sua região e do seu peludo, o ideal é um intervalo mínimo de 1 semana. mas ele pode ficar até 15 dias de intervalo com dias mais frios. bjs pra vcs

  6. Hoje minha bb “Tina” fez 46 dias e estou com ela há dois dias. Ainda não dei o banho, estou bastante insegura pq ela tem chorado muito, acho q está sentindo falta dos irmãos, passou a noite toda acordada e quando eu me afastava ela chorava demais. Vou esperar ela ganhar mais confiança no novo lar e depois de uns dias vou tentar dar o banho seguindo essas orientações. Obrigada

  7. Boa tarde! Bia Andrade . Eu tenho um filhote de shih tuz que dizer e da minha filha nosso bebê ,dei um banho nele jh ,pos ele falou todo se tremendo ,fiquei com medo também , mas graças a Deus está tudo bem, lendo seus comentários fique tranquila . Se normal eles temerem mEle tem um mês e quinze dias .muito obrigada

Deixe um comentário

